Divulgação: Baraúna

Para sempre Bagdá
Valadares Vasconcelos


Para Sempre Bagdá revela momentos marcantes da história contemporânea do Iraque, com mensagens e reflexões de alcance universal, sem ser mero livro de história.


Descortina tradições islâmicas e aspectos culturais, políticos e ideológicos em guerras de Saddam Hussein. Estórias dentro da história, dela inseparáveis. Ficção e não ficção se mesclam, em perfeita harmonia. O autor se projeta como narrador e protagonista de fatos vividos, não raro ao lado de personagens que parecem reais, sem desprezar o tempero da fantasia e do humor, na dose certa, para tornar gostosa a leitura da obra.

“...Não desprezava a máxima socrática: “Conheça-te a ti mesmo”. Reconhecia, porém, que era mais fácil conhecer o inimigo do que a si mesmo, verdade que lhe parecia inquestionável e de que ninguém escondia....” (Trecho extraído do livro)



Sobre o autor

Márcio Nogueira Valadares Vasconcelos, advogado, poeta e escritor, nasceu em Belo Horizonte, em 26/07/1947. Em 1979, aceitou o desafio de trabalhar na consultoria jurídica da Mendes Junior no Iraque. Logo depois, eclodiu a guerra Iraque-Irã, que vivenciou por oito anos. Em seguida, a crise do Golfo de 1990, que culminou em conflito com os Estados Unidos e aliados. Desafios profissionais, viagens a diversos países, pela sua empresa. Dois dos filhos nascidos às margens do Rio Eufrates. Viveu intensamente o trágico e o cômico dos peões brasileiros, fontes vivas desta obra.

4 comentários

  1. Bem interessante esse livro. Vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler livros históricos, me interessei bastante. Vai pra minha lista! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fascinada pela cultura oriental, fiquei muito interessada em ler esse livro, eu adoraria ver o Iraque de uma forma diferente dessa a qual sempre somos apresentados e pelo que li na sinopse é isso que esse livro vai propor. Ótima dica de leitura para quem gosta de visualizar pontos diferentes de uma mesma história.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...