Resenha: Redoma


Título: Redoma

Autora: Meg Wolitzer

Páginas: 287

Editora: GloboAlt





COMPRE AQUI: FNAC,  EXTRA,  BUSCAPÉ












     Este livro é a prova de que cada livro é lido de um jeito diferente por cada leitor. O efeito que ele tem pra mim, é diferente para você, e também para o seu colega.



"Minha mãe e meu pai sempre pareceram muito à vontade, sentados no velho sofá marrom da sala depois do jantar. Massageando os pés um do outro após um longo dia no escritório onde ambos são contadores. Sem atinarem que um dia um deles vai morrer e o outro ficará com o coração partido."
Pag. 75


     É narrado em primeira pessoa por Jam, uma adolescente depressiva que foi enviada para um colégio interno chamado Celeiro, que é para onde os jovens perturbados são enviados..

     Lá os adolescentes sofrem de todo tipo de distúrbios, que vão desde depressão, até problemas com a polícia.

     Assim que chegam e se instalam, eles tem acesso a grade de estudos, ou seja, o tipo de aulas que terão e os horários das mesmas.

     Sua colega de quarto se chama DJ e é uma emo com problemas alimentares.

     Enfim, tem de tudo um pouco.


" - As pessoas que dizem "mas ainda assim" tem Satanás dentro delas."
Pag. 18


     Assim que pega sua lista de aula, ela vê que terá "Tópicos Especiais em Inglês". DJ a adverte que esta aula costuma ser muito marcante para os alunos que são escolhidos. Para Jam tanto faz, ela não está nem aí pra isso.

     Quando chega na sala de aula, Jam descobre que a turma tem cinco alunos, e todos foram escolhidos pela professora, a Senhora Quenell.

     A Senhora Quenell se apresenta e entrega exemplares do livro "A Redoma de Vidro" da autora Sylvia Plath para os alunos, e também um caderno com capa de couro para cada um dos alunos, e eles deverão usá-lo como diário e entregá-lo no final do semestre.

     Escrever no diário parece ser uma missão impossível para todos eles.


"Acaricio algumas cabeças e penso como seria fácil passar pela vida sendo uma cabra."
Pag. 151


     Quando Jam escreve a primeira frase no seu diário, ela é transportada para um mundo onde ela é feliz de novo com seu namorado que morreu e que causou toda a sua depressão.

     Jam descobre que os outros alunos também tiveram a mesma experiência, cada um à sua maneira voltou para o seu mundo, enfrentou o seu medo e quando o dicário chega ao fim a vida deverá continuar.

     Mas não é justamente isso que acontece quando lemos um livro? Não somos transportados para o mundo que o autor deseja?

     O mesmo acontece quando escrevemos. Somos levados. Quando colocamos no papel uma lembrança, vivemos ela novamente e podemos mudar algumas coisas se quisermos. Por que não? 

     O uso do livro "A Redoma de Vidro" funcionou perfeitamente como um pano de fundo, mas não é o foco. Dá pra separar um do outro perfeitamente.

     Eu amei muito a leitura. Devorei rapidamente. A história é linda, a escrita da autora é leve e deliciosa, os personagens são incríveis. Tudo é incrível!

     A capa tem tudo a ver com a trama. Todos os detalhes fazem parte da vida de Jam.

     Recomendo sim! Para todos!!












Deixe seu comentário e concorra ao livro:

9 comentários

  1. Um livro bem diferente, Lelê, mas fiquei bem interessado, principalmente porque aborda exatamente o que a leitura e a escrita fazem conosco: nos levam para outro mundo.
    Dica anotadíssima.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lele! Acho fabuloso estes livros que nos atingem de maneira diferente, acredito que até mesmo numa releitura a experiência não é a mesma. Estou com ele aqui e pretendo ler em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê.
    Comprei esse livro na feira da USP e o preço estava ótimo!! Eu tinha lido uma resenha de uma amiga e ela falou que o livro era muito bom, então me empolguei.
    O problema é que depois que comprei o livro, li duas resenhas negativas sobre ele e dei uma desanimada. Mas agora que li a sua resenha, decidi que tenho que ler o livro!!!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lê!
    E não é o que acontece com cada livro que lemos? Cada um de nós tem uma experiÊncia diferente com a leitura e sempre digo que é de acordo com as nossas vivências e da forma que fomos criados.
    É o tipo de livro que enche meus olhos para leitura.
    “Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  5. oi flor, em alguns pontos a trama me atrai em outros me deixa com receio, acho que vou parar de ponderar e me jogar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi flor, em alguns pontos a trama me atrai, em outros me deixa com receios, acho melhor largar de ponderar e me jogar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lelê,realmente o efeito da leitura é diferente para cada leitor.Parece que nessa trama temos de tudo um pouco,depressivos ,emos ,personagens com distúrbios alimentares.Sim,é verdade quando escrevemos uma lembrança podemos vivenciá-la de novo e se quisermos até modificá-la.Amei a premissa ,a resenha e será sim uma das minhas próximas leituras.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o tema do livro, fiquei bastante interessante depois de sua resenha, a trama parece ser muito bem feita, assim como os personagens. E c/ certeza concordo c/ você quando disse que a leitura e a escrita nos levam para outro mundo =) Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá Alessandra,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei demais da premisssa e o que falar da capa? A camiseta da capa do disco do Joy Division? ha ha...kkk....nem é depressivo hein,, anotei a dica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo