#Resenha: A Revolução dos Bichos

  

Título: A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell

Páginas: 147

Editora: Companhia das letras

COMPRE AQUI: AMAZON 

















     Li este livro no colégio alguns dias antes de uma prova, faz alguns vários anos, rsrs. Ler por obrigação faz com que a gente grave nome dos personagens, ambientação e mote... isso é o que quase sempre cai na prova; toda a trama e o quanto a gente pode crescer com a leitura fica para trás. 

     Eu me lembrava dos porcos e da Mimosa ( a égua branca que larga toda a revolução por umas fitas de cetim. Claramente a Suzi querendo ser Barbie). E só. Nada além disso.

     Com tudo o que anda acontecendo com nosso país e com a política, resolvi reler este livro. Desta vez com tempo e atenção. E fez toda a diferença!!

     Não vou ficar fazendo comentários marxistas e blá blá blá, porque acredito que ninguém é obrigado a ficar  discutindo isso tudo o tempo todo, vou falar somente da minha experiência de leitura 

"Todos os bilhos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros."Pág. 106


     "A Revolução dos Bichos" é uma fábula escrita em 1937 e depois de ter sido recusada por várias editoras, foi finalmente publicada em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

     Os animais viviam como todos os animais do mundo na Granja do Solar, até o dia em que se rebelaram e tomaram posse da fazenda. Um dos porcos chamado Bola-de-Neve que orquestrou essa posse, acabou criando algumas leis para que todos vivessem em harmonia, leis que diziam que os animais deveriam continuar vivendo como animais, nunca dormir em camas, ou usufruir das mordomias da casa grande... mas a sede pelo poder faz com que outra rebelião aconteça, Bola-de-Neve seja expulso e Napoleão tome seu lugar.


"Sempre que algo errado aparecia, o culpado era Bola-de-Neve. Uma janela quebrada, um dreno entupido, e alguém com certeza diria que Bola-de-Neve viera à noite e fizera aquilo; quando se perdeu a chave do depósito, toda a granja se convenceu de que Bola-de-Neve a jogara no fundo do poço. Interessante foi continuarem a acreditar, mesmo depois que a chave perdida foi encontrada sob um saco de farinha."Pág. 66


     Com o tempo, Napoleão se aproveitando da ignorância dos outros animais, acaba se tornando um tirano. Seu governo totalitário faz com que os animais trabalhem até a exaustão sem direito a nada, nenhum benefício, e os que se opõem a ele são mortos. Simples assim.

     A vontade de mudança dos animais no início do livro, que teve com Bola-de-Neve o sonho da igualdade, foi sendo deixada de lado e vagarosamente esquecida. A ditadura foi implantada de forma quase imperceptível, e quando se deram conta, não havia mais nada a se fazer.


"As três galinhas que haviam liderado a tentativa de reação sobre os ovos aproximaram-se e declaram que Bola-de-Neve lhes aparecera em sonho, instigando-as a desobedecer às ordens de Napoleão. Também foram degoladas."Pág. 70


     É uma leitura fácil, rápida e necessária para que se possa entender sobre o capitalismo, socialismo, comunismo e ditadura. São termos muito falados hoje em dia, mas pouco se sabe sobre isso.

     Mas há coisas que me tocaram mais profundamente do que essa coisa política toda; a forma como os animais se aproximam da vida humana... quando eles começam a usar roupas, a ganância de se tornarem coisas que eles não são. Como o luxo corrompeu cada um deles de forma suja. É de dar nojo mesmo se compararmos isso com as pessoas.

     Outra coisa que me deixou extremamente triste e com muita raiva foi o Sansão. Um ignorante, um animal do bem que trabalhava e trabalhava para que todos pudessem ficar melhor, mesmo muito cansado ele continuava trabalhando e sonhando com um dia que tudo estaria melhor. Achava que trabalhar era o melhor que poderia fazer... o seu final foi de arrancar lágrimas. E pensar que é assim mesmo. Ainda mais agora com tudo que se fala sobre aposentadoria... Como tudo que foi escrito neste livro pode ser tão atual?

     Na verdade eu acho que desde antes de ser escrito, por Orwell já enxergava isso onde ele vivia, e desde então nada mudou, nada nunca mudou. E cada vez que esse livro for lido, ainda será atual.

    Se você já leu, me diga aí o que achou. Se releu, o que mudou?

     Se ainda não leu, por favor, leia!!!


3 comentários

  1. Faço parte do time que ainda não leu este livro ;/ Mas que em contrapartida, já leu muita coisa boa durante todo este tempo em que o livro foi lançado.
    Acredito que livros sejam questão de momento, e esta seja uma leitura que deveria ser feita por todos nós,principalmente por quem fica "arrotando" política em internet e isso sem entender nadinha de nada.
    Um enredo atual e infelizmente, bem real!
    Está na lista de desejados e espero ainda ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lelê.
    Li esse livro quando era mais nova e o reli a pouco tempo.
    Realmente o texto é bem atual, o que prova que a natureza humana não muda e que as pessoas continuam cometendo os mesmos erros do passado! Sempre vamos ver aquele que trabalha e o outro que apenas se aproveita. Sempre vai haver o que reclama e coloca a culpa nos outros, sempre vai existir o que se faz de vítima e o que é realmente um bicho descontrolado...
    E assim nós vamos...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Lê!
    O que é mais interessante é que mesmo após mais de meio século de escrito, a história do livro pode ser facilmente nos dias atuais e as mesmas análises serem feitas hoje, é um livro atemporal e muito bem escrito, uma verdadeira sátira política.
    Desejo um potimo final de semana!
    “O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”(Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo