#Resenha: Surpreendente

   

Título: Surpreendente

Autor: Maurício Gomyde

Páginas: 265

Editora: Intrínseca

Resenhado por: Natasmi Pacheco



AMAZON










É um bom livro, mas não surpreende...

As situações vividas por Pedro e seus amigos são exageradas e atingem um nível de irrealidade que não me agradou.

Eu sei que a história é fictícia e admite certos clichês e coincidências, mas tudo ficou "encaixado demais" e foi "perfeito demais" mesmo nas situações desagradáveis vividas pelo personagem.

Os diálogos, a meu ver, também são outro ponto negativo da trama. A sensação que tive é que a mensagem que o autor quis passar veio forçada em forma de conversação.
São lindos e dão ótimos quotes ( quase gastei todos os meus flags ) , mas não foram abordados com sutileza. Ficaram óbvios e não parece ser algo que alguém de fato falaria na vida real. Não ficaram naturais.

Eu estava a ponto de desistir, mas o final veio e me deu um tapa na cara.

O autor se redimiu e a história entrou num ritmo incrível e eu finalmente consegui me abrir para a história de Pedro e entender como ele via a vida a seu redor. Ele deixou de ser um extremo otimista e passou pela fase da revolta com tudo e todos e então amadureceu. Agora Pedro é otimista mas tem um quê de realismo, e é rebelde por não aceitar suas limitações e até mesmo o preconceito por sua condição e combater tudo isso com motivação e desejo de viver.

Mas 50 páginas incríveis não compensam todo um livro comum e por isso minha avaliação foi 3 estrelas.
Surpreendente! é um bom livro, mas eu esperava ser surpreendida.

Pretendo ler outro livro do Maurício, pois tenho a firme convicção que o que vi no final dessa narrativa fazem dele um ótimo autor. Eu só preciso de outros enredos para me apaixonar definitivamente pelas histórias desse paulista que já encantou muitos leitores por aí.





















 
  a Rafflecopter giveaway

14 comentários

  1. Sou maluca para conhecer as letras do Maurício. Tudo que já li a respeito do trabalho do autor é muito positivo.
    Pena que este livro não funcionou direito para você. Apesar da reviravolta no final, não dá para salvar um enredo com apenas 50 páginas.
    Mas mesmo assim, se tiver oportunidade,quero ainda conhecer a vida de Pedro e seus amigos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. uma pena que não tenha curtido tanto, eu sou apaixonada pela escrita dele e faz tempo que estou curiosa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lê!
    Sou bem fã do Maurício e a história parece mesmo surpreendente.
    Ele consegue construir bons personagens e suas ideias são geralmente inéditas.
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Natasmi.
    Já tive esse livro na estante, mas depois de ler várias críticas negativas, acabei passando ele pra frente sem nem ler... Uma pena! Nem mesmo com um final interessante...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Li poucas resenhas sobre esse livro, algumas me deixaram interessada na leitura, outras me desanimaram um pouquinho, então não espero muito da leitura, vou com menas expectativa, mas espero curtir quando surgir oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse livro em uma promoção em uma das bienais passadas, não lembro se rio ou sp. Quando vi o booktrailer da Intrínseca, achei que tinha virado filme de tão bem feito. Por muitas páginas também não me simpatizei com o personagem principal, mas no fim fiquei satisfeito com a trama. O autor é muito simpático com os leitores nas redes sociais. Quero ler o outro livro também.

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei um pouco com a resenha, pretendo ler o livro pra conhecer melhor a história ao redor do personagem principal.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da escrita do Mauricio, já li dois livros dele e me apaixonei, bom espero que esse seja bem interessante, afinal cada um lê e se identifica de uma forma diferente e especial, gostei da resenha, me fez ter mais curiosidade para lê-lo. :)

    ResponderExcluir
  9. Fiquei um pouco decepcionada ao ler essa resenha, mas que bom que depois pude ler a boa parte... que o livro melhorou e você conseguiu chegar ao fim. Quero ler também, e sei que não vou desistir no início já sabendo que depois vai ficar bom!

    ResponderExcluir
  10. não desisto jamais, mesmo que o livro me decepcione no final ^^

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, quero ter a oportunidade de ler este livro!!

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito bom! O Pedro é um daqueles personagens que nos cativam!! Ele passa por vários momentos difíceis, porém é muito determinado!! O livro está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
  13. Que triste o livro enrolar tanto pra ficar bom, sempre tive vontade de ler mas nunca tinha visto uma resenha dele, pelo menos fica bom no final né, sigo curiosa pra conhecer melhor a história.

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse foi o primeiro livro que conheci do autor.
    Parece que o enredo não faz jus ao título, mas acho que é uma boa leitura, como você mesma disse.
    Eu vi muitos posts por aí sobre esse livro, mas o seu foi o primeiro que parei pra ler e conhecer um pouco sobre essa narrativa.
    Gostei da sua resenha!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo