#Resenha: Um Banquete Para Hitler

   
Título: Um Banquete para Hitler  

Autor: V. S. Alexander

Páginas: 304

Editora: Gutenberg

Resenhado por: Michelayne Ranielly











      Hoje o assunto não é divertido e nem agradável, a leitura que vamos destrinchar aqui, é forte e nos faz repensar muito sobre tudo que acreditamos, apesar de sua carga emocional é primordial importância que as pessoas conheçam essa história. A segunda guerra sempre foi um dos meus assuntos favoritos e cada vez que leio artigos ou vejo novos documentários, mais me surpreendo. Sinto meu coração apertado em tentar entender como alguém foi capaz de tamanhas atrocidades. Um banquete para Hitler é uma história real, tem alguns documentários disponíveis no Youtube que falam do assunto, mas aqui, Alexander também torna a história fictícia em alguns pontos. O autor faz isso de uma maneira tão genial que em certo ponto eu não sabia mais o que o autor havia criado ou o que era história real.

     Não precisamos ser experts para ter uma noção de todo o sofrimento que a segunda guerra causou, nesse livro somos apresentados a Magda Ritter; nossa protagonista vivia com sua família em Berlim, capita da Alemanha. Quando a guerra começou a atingir seu auge, seus pais, com medo dos ataques aéreos, sugeriram a Magda que fosse morar com seus tios em Berchetesgaden em busca de proteção. Chegando lá, ela viu que precisava arranjar um emprego para ajudar nas despesas, o problema era que Magda e seus pais nunca foram filiados ao partido e nem apoiavam causas, algo que facilitava aos cidadãos em busca de um emprego.

     Por meio de contatos que seu tio possuía, foi convocada a servir como civil, mas nada lhe foi dito sobre o que tratava seu emprego, ela era alimentada e incentivada a praticar exercícios, depois foi transferida a Berghof, um dos refúgios de Hitler. Chegando lá ela foi apresentada a mais quatorze garotas que também ocupariam o mesmo cargo que Margot, elas tinham que provar todos os dias a comida que ele comeria para comprovar que não estava envenenada. Temos que lembrar que o nazismo era um tipo de governo opressor e se negar a um serviço estava fora de cogitação.

     Vale ressaltar que o medo que Führer sentia era real, ele era completamente consternado com a forma que poderiam tirá-lo do poder, e de fato, atentados contra o líder do partido nazista aconteceram. Diversas tentativas de assassiná-lo foram postas em prática.O modo como ele lidava com possíveis traidores era a execução assim que descobria os conspiradores.

     As quinze garotas iam dormir todas as noites sem saber se estariam vivas no dia seguinte, o clima era marcado pelo medo. Os traumas deixados em Margot, assim como em todos os outros inocentes e vítimas de uma das piores barbaridades cometidas contra o ser humano era profundas e dolorosas.

  

"Não importa o quão magnífica fosse a refeição, você sempre se perguntava se seria a última."



     Pode nos parecer confuso entender a devoção cega que os cidadãos alemães tinham, mas com essa leitura a gente consegue perceber o quanto Hitler conseguia ser persuasivo, camuflando os fatos e criando falsas verdades e esperanças. Era impossível mudar a mente dessas pessoas que acreditavam fielmente no que era dito, a verdade era mascarada e com certeza essa foi a pior vergonha para a Alemanha. Não podemos culpá-los. 


"Agora eu entendia, na presença de Hitler, quão persuasivo ele podia ser. Não era surpresa que o povo alemão o seguisse como ovelhas."


     Outra coisa que me chamou atenção no exemplar, é que no fim ele traz algumas questões de discussão para leitura coletiva. Mesmo sabendo o final, o que mais importa é a jornada de Magda. A leitura me prendeu do início ao fim e em certos momentos me vi questionando certos fatos.

     Em suma, a penas posso falar, LEIAM! É um livro incrível. Por mais que a humanidade se esforce para fazer o bem, a crueldade permanece. Não podemos fechar nossos olhos para o que aconteceu, a verdade tem que ser encarada para que coisas assim nunca mais voltem a se repetir.

     
"O mesmo  que disse no início, digo novamente no fim. Os segredos que guardei por tanto tempo precisavam ser libertados da sua prisão. Fui punida o suficiente pelo passado. Agora que você leu minha história, talvez não me julgue tão duramente quanto eu mesma me julguei."



XOXO 5/5 


















6 comentários

  1. Michelâyne!
    Tudo que gira em torno de Hitler e segunda guerra, é sempre bem chocante e doloroso e ver um livro baseado em fatos reais, trazendo mais uma das atrocidades cometidas naquela época, é sempre enriquecedor de ler.
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Também sou fascinada por tudo que lembre ou traga algo sobre a Segunda Guerra Mundial. Isso sempre rendeu histórias que não são ficção, mas que trazem as dores e angústias que nós nunca saberemos de fato como foi, só quem viveu ali e sobreviveu.
    Este livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado e não vejo a hora de poder conferir ele.
    Angustiante, diria eu!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sou apx pelas suas resenhas, você arrasa sempre, e so me dá mais vontade de ler ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi.
    Estou com esse livro na fila de leituras, mas como vamos ter um Clube do Livro Autêntica com ele, vou deixar para ler na semana do clube para não esquecer nenhum detalhe!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo