#Resenha: Aos Olhos de Ayo - O Despertar do Filho de Oxum

  

Título: Aos Olhos de Ayo - O Despertar do Filho de Oxum

 Autor: Allison RDS

Páginas: 250

Editora: Pendragon











     
     Uma maravilhosa surpresa foi a leitura deste livro. Conheço o Allison, ele é um ótimo amigo, além de ser o mais novo papai do ano, mas ainda não tinha lido nada dele. E juro que não imaginava o quão bem ele escrevia. Sério... Logo nas primeiras páginas fiquei boquiaberta com a qualidade da escrita dele, e um tanto orgulhosa de pensar "Caraca! Ele é meu migo e escreve esse tanto!".


"Nunca se condicionaria às vontades de um marido qualquer, que apenas por ter nascido com um par de bolas e um pau tinha o direito de ser considerado pela sociedade um "ser superior."Pág, 18
   

    O livro traz tantas informações e é tão rico em seus personagens que fica até difícil compartilhar a história sem que eu solte spoilers "sem querer". Claro que spoiler sobre a Guerra do Paraguai é meio óbvio, mas eu digo sobre as pessoas envolvidas na trama fantástica.

     "Aos Olhos de Ayo" traz a Guerra do Paraguai como o fundo histórico para dar vida a pessoas maravilhosas envolvidas nessa trama. 

     Ayo é um homem jovem, negro, forte, determinado "e lindo aos meus olhos". É um escravo, mas ele é diferente. Ao mesmo tempo que ele sabe que é um escravo, ele se sobressai aos outros. Como se tivesse uma aura mágica em torno dele, e isso já é perceptível desde o início. Não estou dizendo que o autor decidiu romantizar nada da escravidão, muito pelo contrário. Até porque quem me conhece sabe que eu cairia matando no autor se ele tivesse feito isso. O que acontece é que Ayo não pensa só nele, sua mente está num todo, num conjunto... Foi isso que ele me mostrou.


"Em sua mão esquerda trazia uma lança de baralha, e na direita uma espada curva e curta... Ayo estava confuso, havia morrido e agora estava no palácio de Ogum, o grande orixá da guerra."Pág, 71

   
      Isso se mostra forte quando ele está no navio junto com seus Senhorios e outros escravos e são atacados. 

     A tropa Paraguaia ataca sem aviso, ninguém no navio onde Ayo se encontrava estava esperando por isso, e é inevitável a morte de todos. 

     O escravo então pede a ajuda de Oxum em uma  prece quase fúnebre, e ela lhe ordena que ele se jogue nas águas, pois ela lhe protegerá. E assim acontece. Logo depois Ogum (orixá da guerra) se mostra para ele e deixa claro que Ayo tem uma missão a cumprir. 

     Protegido pelos orixás, Ayo terá muito mais do que uma simples missão; ele será importante nessa terrível Guerra.


" - O Brasil é um país gigante, mas a sua desorganização é proporcional ao seu tamanho..."Pág. 76


     Paralelo a isso, conhecemos também Bárbara (minha personagem favorita). Uma inglesinha que dá aula num colégio no Paraguai. Ao mesmo tempo que ela é uma mulher diferente da outras da sua época, em nenhum momento ela deixou sua doçura de lado. Afinal, para ser durona a mulher não precisa falar alto e nem grosso. Ela pode ser meiga e determinada. Bárbara mora no meu coração. 

     Ela também tem um papel importantíssimo nessa história, principalmente quando o destino dela e de Ayo se mistura.

     Ainda vamos conhecer outros tantos personagens que são muito importantes para a trama e serão apresentados em capítulos alternados, até que todos eles vão se entrelaçando. 

     São tantos personagens, tantas informações... Parece até impossível fazer isso tudo em apenas 250 páginas, mas o autor fez isso parecer fácil e simples. E isso é realmente encantador!!

     "Aos olhos de Ayo" já está na lista de melhores livros de 2018. Eu amei muito a leitura. Não sei nem o que dizer, porque é tão maravilhoso, tão perfeito, tão envolvente... Os personagens são tão diferentes entre si e a junção deles ficou tão bem feita e tão importante. Fica difícil descrever tantas coisas boas que li aqui. 

     Quando terminei a leitura e me perguntaram o que eu tinha achado, eu  disse: "Esse livro é babadoooooo!", acho que essa é a melhor definição. 

     Quanto ao trabalho da editora; a capa é maravilhosa. Não aguento mais elogiar as capas do Marcus Pallas. A diagramação deixou ainda mais rica a história. Detalhes nos inícios e finais de todos os capítulos, além de pequenas ilustrações colocadas dividindo alguns trechos. Perfeito!!

     Mas o melhor de tudo mesmo é a narrativa do autor!! GENIAL!!


     Convido  você a ler um trecho abaixo, só para sentir o gostinho do que eu tô falando:







11 comentários

  1. Explodindo de tanto orgulho! Realmente o livro é incrível!

    ResponderExcluir
  2. Lê!
    Achei um livro com enredo bem diferente e muito interesante, ainda mais que falou que o autor tem uma escrita fabulosa.
    Quero conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lelê.
    Esse livro não é muito bem o meu estilo, mas conheço alguém que vai adorar: o Denis (marido)! Rs... Como historiador, ele curte muito esse tipo de narrativa e já vou anotar a dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Sensação boa demais quando se descobre um tesouro assim, deste nível! Como não conhecia o livro, já está indo para a lista de desejados com certeza e espero ler o quanto antes! Ainda mais quando envolve escravos e outro período turvo de nossa história.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa o livro parece conter uma narrativa com riquezas de detalhes e o personagem tem umas características bem marcantes. Que bom que você gostou, é por que deve ser bom mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro, mas adorei conhecer e saber um pouquinho desse livro que me parece ser incrível, essa capa é linda, quero muito ter a oportunidade de ler!! Adorei a resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Pela sua descrição, já adorei a Bárbara. Parece que a história é rica em detalhes e bem desenvolvida, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Parece realmente impossível tanta história dentro de 250 páginas, mas isso mostra a capacidade do autor.Já gostei muito do Ayo, um homem forte e que não olha só para o seu próprio umbigo... quero poder conhecer todos os outros personagens e apreciar cada um deles!

    ResponderExcluir
  9. Resenha rica em informações! Ao que tudo indica é uma história de força, daquelas que dá gosto saborear *-* Só me deixou com mais vontade de conhecer esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Começando que é um livro nacional já deve ser prestigiado certo, mas o que me chamou atenção, foi a mistura dessa narrativa. Assim que li a sinopse me pareceu um livro simples de guerra, mas ao longo dos teus comentários e resenha, vi que tem esse toque sobre Oxum que deve dar um outro tom e isso me atraiu. Achei original e rico e espero realmente poder ler e descobrir a magia dessa historia que envolve romance, crenças, drama da guerra, ou seja, um livro completo. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, você abortou de uma forma que me fez ter mais vontade ainda de ler este livro. ❤

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo