#Resenha: Sol e Sonhos em Copacabana


Título: Sol e Sonhos em Copacabana

Autor: Aliel Paione

Páginas: 384

Editora: Pandorga



















     Quando acabei de ler está obra, a impressão que tive, é que tinha acabado de ler um clássico da literatura nacional e não uma obra recém-lançada.

     "Sol e sonhos em Copacabana", é uma dessas obras que não se deve ler de forma corrida e de qualquer jeito, é uma obra que exige um ritual. Por isso, aconselho você leitor, a sentar-se confortavelmente em sua poltrona de leitura, ao lado ter uma xícara de café, ou uma taça de vinho francês e ao fundo o som dos antigos chorinhos de 1900, de preferência que seja a música de Chiquinha Gonzaga.

     Um romance, uma saga, uma novela, uma obra singular, impar. Traz na trama as histórias entrelaçadas de amor, luxúria, vida, sol e mar entre Jean-Jacques e Verônica, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro da política do café com leite, (lembra? Estudamos este período da história  do Brasil!)

“Jovem, aos trinta e seis anos, Jean-Jacques possuía um temperamento romântico. [...] temperamento do pai, para quem a vida era algo mais interessante que a chicana política.”

     Jean-Jacques iniciou sua vida acadêmica de forma boêmia, mas a terminou como um severo critico, dentro do sistema ao qual fora educado. Consciente das mudanças sociais que varriam o mundo foi dirigindo toda a sua vida para a diplomacia profissional. Idealista, romântico, critico.

     Verônica, podemos vê-la frente aos nossos olhos, “agora, que a sua beleza era realçada por jeito e trejeitos; delicadas sutilezas que irrompiam de repente em seu semblante, revelando uma pantomina facial que lhe conferia um encanto irresistível.” Ela é uma tirana de corações, capaz de levar um homem do céu ao inferno com a mesma facilidade com que as folhas secas são sopradas pelo vento.

     Copacabana, Paris, São Paulo, sol e sonhos, está obra prima da literatura, foi uma deliciosa surpresa aos meus olhos, e um instigante estimulo à minha mente. Não só pelo romance romântico, contido na obra, mas também pela critica sagaz da nossa história, o teor sócio político, a vida cotidiana, o momento passado que devemos lembrar, estudar e aprender!

     Fico aqui oferecendo ao autor os meus humildes aplausos.  

     E a você eu ofereço meu conselho: "Leia este livro!".









  














a Rafflecopter giveaway













6 comentários

  1. Tão gostoso quando a gente chega para ler uma resenha e fica imaginando o cenário. Confesso que me imaginei numa poltrona bem confortável, uma xícara de café saindo fumaça e oh, uma janela de vidro com a chuva batendo lá fora.
    Não conhecia o livro,mas já quero muito poder conhecer. Amo enredos assim, que trazem de tudo e nos permitem como leitores, viajar!
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Renata que delicia de leitura deve ser esse livro, gostei mto do tema, essa capa tbm é tão linda, me apaixonei pela história, vai pra minha listinha com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. A capa dispensa comentários, é um cenário deslumbrante! E um romance contado num cenário desse não tem como não ficar bom. É um livro realmente que merece ser lido, e eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Renata!
    Por sua descrição na resenha, fiquei imaginando algo saudoso, em um tempo onde a boemia fazia parte, mesmo em um momento tão delicado da política.
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. A capa passa certa nostalgia, que combina muito com a história. Parece ter uma escrita bastante poética, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Que maneira linda e delicada com que tu fez tua resenha, teus comentários mostram um livro imperdível e o mais bacana disso é que é nosso, brasileiro. Embora eu seja nova nesse mundo literário acredito que nossas obras estão agradando cada vez mais o publico, então achei louvável tu apresentar um livro desse nível a todos que leem teu blog, parabéns pela escolha, delicadeza e convicção em incentivar essa leitura.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo