Resenha: Enquanto Bela Dormia



Título: Enquanto Bela Dormia

Autora: Elizabeth Blackwell

Páginas: 238

Editora: Arqueiro

Skoob




COMPRE AQUI:  SUBMARINO,  FNAC,  SARAIVA,  EXTRA,  AMERICANAS,  BUSCAPÉ












     Uma releitura muito diferente do que eu estava esperando. Ou melhor, completamente diferente do que eu esparava.

     Em "A Bela Adormecida" o foco é a princesa, a maldição e tudo que envolva a vida dela. Já em "Enquanto Bela Dormia" o foco está em Elise, a dama de companhia.


"Os olhos de minha mãe tinham se fechado e ela estava imóvel, com o rosto horrivelmente alterado pela devastação da doença, mas livre da expressão de dor."
Pag. 25


     Elise vivia com sua mãe, pai e cinco irmãos em uma fazenda, mas viviam todos de forma deplorável, precisavam trabalhar desde muito crianças para ajudar este pai que não estava nem aí para nenhum deles.

     Tudo muda quando sua mãe lhe revela o grande segredo da sua vida; Elise foi concebida enquanto a mãe ainda trabalhava no castelo do Rei e foi expulsa de lá antes do bebê nascer.

     A mãe se casou com o primeiro homem que lhe ofereceu abrigo, em troca ela deveria e parir muitos filhos.


"Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência, e talvez fosse esse o papel que eu estava destinada a desempenhar."
Pag. 28


     Neste momento Elise decidiu que queria trabalhar no castelo, ir embora do sofrimento que era trabalhar naquela fazenda e viver melhor.

     Anos depois a varíola dizimou os animais da fazenda e também levou sua mãe e quatro de seus irmãos. Nada mas a prenderia ali. Elise foi viver seu sonho.

     Com a ajuda da sua tia Agna, Elise enfim consegue chegar ao castelo e arrumar um trabalho.


"A arrogância pode conferir certas vantagens a um governante, mas também pode cegá-lo aos benefícios da diplomacia."
Pag. 107


     Sendo nova no trabalho, ela começa pelo grau mais baixo, porém rapidamente chega a ser a dama de companhia da Rainha, o que causa muita inveja e descontentamento entre as outras criadas.

     Elise deixou de ser camponesa para se tornar ambiciosa, mesmo que ingenuamente, ela sabe que não é igual às outras.

     A Rainha Lenore sofre muito com sua infertilidade, e Elise parece sentir pena dela e passa muito tempo por perto. O sonho de Lenore era dar um herdeiro para o reino, por isso ela aceita a ajuda de Millicent para conseguir. Em troca da criança, Lenore deverá ser obediente e servir Millicent.

     O Rei desconfiado das tramoias de sua tia Millicent, ordena que a expulsem do castelo. Millicent então joga um feitiço para a princesa, seus pais e todo o reino.


"Talvez um toque de veneno na ponta de um fuso de uma roca."
Pag. 119


     À partir daí um imenso drama começa a acontecer na vida de Elise, da Rainha, do Rei, da Princesa e de todos que os cercam.

     Adorei a leitura! A história ser narrada pela criada trouxe um ar muito diferente e inovador, pois podemos acompanhar as fofocas deles durante a noite, enquanto a nobreza dormia; além das festas animadíssimas, e o melhor de tudo, os romances.

     Além disso, adorei como a autora contou tudo isso, pois a ambição cega, o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir o que desejam. E também o poder e o ódio da vilã, assim como a bondade da tia, que se transformou na fada madrinha, Enfim, tudo muito incrível!

     Em alguns momentos a leitura se tornou mais lenta, com descrição demais, mas nada que me deixasse incomodada. A ambientação na era medieval está perfeita, dá pra visualizar tranquilamente desde todas as roupas e acessórios até os campos.

     Um romance gostoso, um conto de fadas mágico, uma delícia de leitura.

     Recomendadíssimo!















Deixe seu comentário e concorra:


9 comentários

  1. Uma nova versão do clássico? Pareceu em muitos pontos! E eu adorei isso..rs
    Gosto do que é inovador. Não se faz comum como todas as histórias. E ver por outro ponto de vista!
    Capa linda, título lindo. E enquanto os gatos saem, os ratos fazem a festa?rs
    Lerei se possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Não tinha lido nenhuma resenha sobre Enquanto Bela Dormia, e como você, também esperava uma história diferente. Mas gostei muito mais do livro ser sobre "os bastidores" da história, focando na dama de companhia. Adoro o clima histórico/medieval e o fato de ser uma releitura de uma conto de fadas nos remete a nostalgia. Então, acho que como você, vou adorar o livro também!! É um dos próximos que pretendo comprar, em promo, espero hahahaha.

    Beijos Lele!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Gosto muito de releituras de clássicos, pois sempre trazem visões novas, geralmente interessantes. Isso de tratar a narrativa a partir de uma criada sem dúvidas é muito bom. Acompanhar tudo pelos bastidores deve ser bem interessante.
    Ótima dica, Lelê.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. estou bem ansiosa para ler esse livro, curiosa ao extremo, eu adorei a proposta e me apaixonei pela capa!
    como o Marcus, adoro as releituras!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lêle,
    Nossa, eu esperava só mais uma releitura. Não tinha ideia que a estória se focava na dama de companhia e não nos "protagonistas".
    O que me deixa com um pé atrás são esses momentos mais descritivos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lelê...
    Finalmente encontrei alguém que mostrou tanta empolgação quanto eu!!
    Eu adorei esse livro e nem mesmo a lentidão da história me incomodou. Adorei que tenha sido contada de um ponto de vista diferente!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi Lele! Toda as resenhas que li elogiaram o livro e notei que a história não é nada nos moldes de outras releituras. Eu quero ler já. Adorei!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro, curto muito releitura de clássicos, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Lelê,quero muito ler esse livro e conhecer essa releitura.Amei saber que o foco está na personagem Elise,que é a dama de companhia.Que bom que adorou a história,gosto de descrições,certamente também não vai me incomodar.Que bom que a leitura tenha sido uma delícia para você!Beijos!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo