Divulgação: Editora Valentina

Ei gente!!!

E hoje tem divulgação da nossa amiga Editora Valentina!!

Confira:




O REINO QUE NÃO ERA DESTE MUNDO
Marcos Costa




Sinopse:

Uma conspiração maquiavélica que beira as raias do absurdo. Mais do que duas forças políticas, duas elites disputando um ardiloso jogo de xadrez. Um tsunami prestes a engolir os donos do poder.
E você, de que lado estaria?

Para entender o Brasil de hoje é preciso entender os bastidores de uma disputa pelo poder que começa em 1831 e envolve nada mais, nada menos que alguns dos principais personagens da nossa história. De um lado, os monarquistas, os novos-ricos, D. Pedro I, Duque de Caxias, Barão de Mauá, D. Pedro II, Princesa Isabel, Conde D’Eu; do outro, é claro, os republicanos, os escravocratas, os cafeicultores, Barão de Cotegipe, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Floriano Peixoto.
Nas cenas derradeiras, em 1889, o enfermo Imperador D. Pedro II está vindo de Petrópolis. No Rio de Janeiro, duas conspirações estão prestes a se chocar. Em uma das frentes, a Princesa Isabel trama a transição para o Terceiro Reinado. Na outra, os republicanos colocam em marcha planos sediciosos para proclamar a República. No meio, o Marechal Deodoro terá que escolher um dos lados. Ambas as elites caminham sobre um vulcão em erupção.
E o povo... o povo, como sempre, está à mercê de sua própria sorte, sua péssima sorte.


SOBRE O AUTOR:

Marcos Costa pensou em ser arquiteto, mas logo desistiu e foi fazer História na UNESP – campus de Assis. Tornou-se Mestre e Doutor em História Social também pela UNESP. Historiador, professor universitário, pesquisador e escritor. Autor de inúmeros artigos publicados em revistas acadêmicas e dos livros Para uma nova história, Escritos coligidos: textos de Sérgio Buarque de Holanda (em 2 volumes) e O homem que não quis ser imortal.



ELOGIOS E CITAÇÕES:

“O historiador Marcos Costa conduz o leitor por um passeio erudito pelo século XIX brasileiro, observando e analisando os principais momentos da nossa história. O autor, com muita competência e profundo conhecimento do período Imperial, apresenta os principais dilemas da monarquia. Analisa com propriedade o processo independentista, a abdicação de D. Pedro I, os conflitos do período regencial, a figura ímpar de Duque de Caxias e sua relação – e a de seu pai – com o projeto monárquico, a questão da escravidão e seus desdobramentos políticos e econômicos, a relação de D. Pedro II com a modernidade econômica representada pelos projetos do Barão de Mauá. É muito feliz o desenho do cenário, os dilemas que envolveram a sucessão do trono – que acabou não ocorrendo – e o casamento da Princesa Isabel, precedido de inúmeras negociações que envolveram não só o destino da monarquia mas, principalmente, o destino do Brasil. É ressaltado (com muita propriedade) o papel progressista da Princesa Isabel, isto em um país com forte marca machista. O livro não poderia deixar de lado o abolicionismo, a questão da escravatura, o republicanismo e as contradições que levarão ao golpe militar republicano de 1889. Marcos Costa conseguiu obter uma visão de síntese do século XIX brasileiro – tarefa nada fácil. E mais, aqui e ali foi polemizando com a bibliografia e lançando novos olhares sobre a nossa história”.

MARCO ANTÔNIO VILLA, Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em História Social pela USP.




4 comentários

  1. Olá, Lelê.
    Não conhecia o autor e nem sabia do lançamento, mas adorei. Primeiro porque eu adoro história (até pretendo cursar futuramente) e segundo porque se trata do que ocorreu no Brasil.
    Certamente vou querer esse livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante!
    Fiquei bem curiosa pela história desse livro, nossa história em um ponto de vista bem interessante. Gostei da dica!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. esse não me atraiu tanto, espero novidades mais proveitosas, principalmente se forem romances
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei nem um pouco pelo livro, não tenho paciência em leituras que traz história, acho cansativo e não me cativa nem a começar a leitura, mas sei que a Editora tem obras muito boas.

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo