Resenha: Sombra do Paraíso


Título: Sombra do Paraíso

Autores: David S. Goyer e Michael Cassut

Páginas: 447

Editora: Aleph




COMPRE AQUI: BUSCAPÉ,  SARAIVA,  AMAZON











     Comecei a ler achando que seria um livro de ficção científica como tantos outros que já existem. Não que eu esperasse mais do mesmo, mas realmente eu acreditava que seria mais um tão bom quanto os outros.

     O que eu definitivamente não esperava era algo tão bizarro. "Sombra do Paraíso" é bizarramente perfeito!


"Vocês estão surpresos de eles estarem mentindo para nós? NASA significa "Never A Straight Answer"."
Pag. 297


     "Sombra do Paraíso" é o primeiro volume da saga Keanu, que com certeza vai arrastar uma lefião de fãs. Eu já sou uma.

     O ano é 2016, portanto não é nada de muito futurístico. Tudo o que é descrito está ao alcance de todos que tenham um google em mãos. Naves e viagens espaciais estão no cotidiano das pessoas, assim como notícias da NASA e blogs com assuntos relacionados a isso.

     Os autores então criaram uma ficção riquíssima em detalhes reais, o que cria uma verossimilhança  incrível.


" - Ao olhar para a imagem, pode-se ver que Keanu está a quase um bilhão e meio de quilômetros do sol, e se dirige a ele rapidamente."
Pag. 36


     Tudo começa quando cientistas descobrem que algo está se aproximando da Terra. Este algo não identificado ganha o nome de Keanu, uma homenagem ao filme "Matrix", que por sinal eu amo!! Mas isso não vem ao caso. Enfim, a vinda deste astro leva ao espaço alguns astronautas. Suas missões são basicamente descobrir que raios é exatamente este astro-misterioso-e-não-identificado.


" - Significa que Keanu é algum tipo de veículo autônomo motorizado. Até que se chegue a um termo melhor, eu o chamaria de nave estelar."
Pag. 89


     Como a narrativa é em terceira pessoa, podemos acompanhar vários personagens. E tem muitos! Mas claro que tem aqueles que levam uma atenção maior do autor, dando uma maior relevância ao seu passado, para explicar melhor suas motivações do presente e já deixando uma dica do que podemos esperar num futuro. Esse personagem é o Zack Stewart, o astronauta que é o comandante da Nave Destiny-7.

     Zack irá te deixar nervoso, ansioso e irá rasgas seu coração ao meio sem dó nem piedade. E ainda irá te deixar querendo mais.


"E agora ele era comandante da Destiny-7, responsável por quatro vidas e uma nave espacial de bilhões de dólares, e uma missão nunca antes sonhada."
Pag. 13


     E quando eles chegam em Keanu tudo muda, e tudo de mais louco e nunca visto terá início. E deixará qualquer leitor com uma mão na boca e dizendo: "Não!!".


     Só vou dizer que Keanu é um planeta que veio para se comunicar com os humanos. E neste planeta uma grande pergunta sobre nós está revelada.


"E eles não tinham ideia do que iriam encontrar lá. A perspectiva era tão assustadora quanto emocionante."
Pag. 23


     A tal bizarrice que eu havia comentado no início está justamente no que eles encontram em Keanu e em tudo que acontece em seguida. Nem em um milhão de anos, nem mesmo depois de ler um milhão de livros eu conseguiria imaginar algo do tipo. 

     É surpreendente e emocionante. Mas o principal é o toque nas feridas.

     "Sombra do Paraíso" irá te fazer refletir sobre religião, fé, de onde viemos?, pra onde vamos?, quem nos observa?. Além de dar uma boa discussão sobre política.

     Mais completo que isso impossível!


" - Eu estou pirando - Zack declarou. - Já era ruim o bastante perceber que Keanu era um veículo e não um objeto natural. Eu, francamente, não sei como lidar com artefatos e paisagens alienígenas."
Pag. 144


     Quando virei a última página fiquei em choque.

     Algumas poucas coisas foram esclarecidas, mas o final é de deixar o coração na boca. Se o segundo volume estivesse aqui, seria impossível não continuar a leitura.

     O livro foi incrível da primeira à última página. Li mais de quatrocentas páginas e nem percebi. Senti como se tivesse tivesse lido quarenta e fiquei morrendo de vontade de dar continuidade.


"Ele se perguntou se Zack Stewart seria implacável o suficiente para matal alguém ou, algo mais desafiador, enviar um homem para a própria morte."
Pag. 102


     Será que ainda preciso falar sobre a diagramação da Aleph?

     Bem, caso você ainda não saiba, é sempre perfeita! A editora é uma das poucas que agradam os olhos dos leitores; a capa é linda, a diagramação é perfeita, tudo impecável. Eles sempre valorizam muito a obra, mas principalmente quem vai ler o livro. Afinal, quem não gosta de ter um livro lindo da estante?


"Apesar de ter passado dois anos confusos - diabos, chame de depressão -, Zack era honesto o suficiente para reconhecer a verdade na declaração de Harley. Além disso, seu próprio corpo confirmara isso, fazendo Zack corar."
Pag. 67


     Eu adorei e recomendo muito!!


6 comentários

  1. E olha que não sou de ficção científica!rs
    Li a resenha acima, de olhos vidrados e boca aberta..Parecia sentir a emoção e a vibração em cada linha . A curiosidade em conhecer o Zack, em ver suas descobertas, descobrir o que há por trás de tudo isso.
    Nunca consegui curtir isso de NASA, naves, planetas...mas admito que o livro está indo para a lista de desejados agorinha!
    Impossível não querer descobrir o que Keanu nos reserva!!!!
    Capa lindíssima. A Aleph sempre arrasa, realmente!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lelê quando vejo você tão empolgada com uma resenha fico te imaginando lendo o livro, porque vc é super transparente em suas reações que as histórias provocam!
    acho um máximo a sua entrega!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lelê, minha querida,
    Que bom que gostou do livro, enredo e desenvolvimento. Eu estava meio com o pé atrás por ser do Goyer, conhecido dos fãs de quadrinhos e adaptações, por ser um pouco dramático e tender ao exagero as vezes. Para o lado cientifico eu sabia que podia confiar, eram elementos que gostava nos filmes do Batman dirigidos pelo Nolan e os aspectos fantásticos futuristas de Krypton em Man of Steel. Sua reação emocional certamente me convenceu a dar uma chance a leitura, agora preciso de uma outra para confirmar essa positividade. :)

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lelê, bem que você tinha comentado que eu poderia me interessar por este livro, agora eu preciso muito ler "Sombras do Paraíso"! E, olha, também sou muito fã de Matrix e procuro assistir a tudo que tenha as mãos dos Wachowski, então se há uma referência aqui, pode apostar que vou ler - e é impossível não querer ler depois desta resenha!

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive interesse em ler este livro.
    Apesar da sua resenha ter sido ótima, acho que ainda não vou ler o livro.
    Mas, quem sabe um dia?
    Beijos,
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ia falar da capa, mas dispensa comentários. Achei o trabalho bem bonito, mesmo.
    O enrendo parece ser bem atrativo. Eu me interessei bastante por esta história.
    E foi muito bom saber que é trilogia... hahaha.
    Já está anotado para a próxima compra.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo