Sempre acreditei na literatura como um instrumento útil na luta por nossos direitos como pessoas humanas. Histórias distópicas jogam no futuro as problemáticas que enfrentamos hoje, pra que possamos refletir.
Temos visto histórias clássicas e modernas que amplificam o debate sobre problemas político-sociais. 1984, Admirável Mundo Novo, Farenheit 451, Jogos Vorazes, The Handmaid’s Tale…
Quando foi que você leu, assistiu ou ouviu falar de uma distopia protagonizada por personagens negros? Qual delas faz você pensar sobre questões como a segregação racial, embranquecimento ou colorismo?
E se você tivesse a chance de ler um livro de ficção nacional que aborda as problemáticas racistas e sexistas da nossa sociedade de forma menos arbitrária e mais estratégica? Bem vindxs ao segredo das larvas...
Freya nunca esteve tão perto da morte.
Habitante da colônia reservada para gente de pele negra, a jovem é constantemente assombrada pelo programa da Metrópole que seleciona garotas para passarem o resto da vida nas zonas elitizadas.
A verdade é que a promessa de um mundo melhor é um disfarce para um esquema de exploração. Freya sabe que, se for escolhida, sua identidade será arrancada pelo Estado enquanto será treinada para servir aos homens brancos da forma devida.
Com o pai jurado de morte e os últimos acontecimentos na Colônia, a garota se verá obrigada a fazer sacrifícios para vingar a vida de quem já se acostumou com a dor.
A proposta desse livro é abrir caminhos, por meio de uma narrativa fácil e acessível, para tratar assuntos como:
- Escravidão no Brasil
- Preconceito racial
- Exploração sexual
- Governo totalitarista
- Cultura meritocrática
- Embranquecimento
- Censura midiática
- Milícia / tráfico de drogas
Gente, ainda dá tempo de apoiar esse projeto no catarse e ter seu livro logo!!
Eu vou apoiar e convido todos a fazer o mesmo.
Já li outros dois livros do autor e amo muito sua sensibilidade e a sua forma de escrever. Recomendo para todos!
Gritos nada silenciosos assim, precisam e deveriam ser ouvidos por todos nós, ou pelo menos, pela maioria de nós!
ResponderExcluirAinda não tinha visto ou lido nada a respeito do projeto, mas com certeza, adorei muito tudo isso.
E com certeza, vou apoiar no que tiver ao meu alcance!!!
Beijo