#Resenha: O cão dos Baskerville

Título: O cão dos Baskerville

Autor: Arthur Conan Doyle

Páginas: 172

Editora: Autêntica

Resenhado por: Michelâyne Raniely 

Adquira em: AUTÊNTICA














Não há como negar a magnificência desse clássico, o Cão dos Baskerville é uma das famosas histórias de Sherlock Holmes. Durante os anos foram publicadas diversas edições, vergonhosamente confesso que esse é meu primeiro contato, mas me senti envolvida em cada página.

A trama nos traz um cenário de suspense e terror que circunda uma cidade interiorana ao Sul da Inglaterra. Holmes se vê em mais um caso intrigante e singular, a maldição que acomete a família Baskerville e a assola há gerações é uma lenda que se alastrou pelas redondezas de Devonshire, no meio de um pântano selvagem. Sabe-se que lá vive uma fera demoníaca, um cão enorme e faiscante que aterroriza os membros da família até causar suas mortes. Tudo se inicia quando o perverso Hugo Baskerville, incitado pela maldade, seqüestra uma donzela e a mantém como prisioneira, seus planos eram sórdidos e antes que tivesse a oportunidade de executá-los, a jovem foge. Numa perseguição em busca da moça, “um cão dos infernos” corre ao seu encalço, quando o encontram, jazia morto e sobre ele o cão, dilacerando sua garganta.

“Bem diante deles, a besta arrancou a garganta de Hugo Baskerville, e quando o animal os fitou com os olhos ardentes e as mandíbulas pingando de sangue, os três berraram de pavor e fugiram gritando pelo pântano. Dizem que um deles morreu naquela mesma noite, em decorrência do pânico, e os outros dois viveram atormentados pelo resto de seus dias.”

As circunstâncias traumáticas e misteriosas da morte atual e repentina de Sir Charles Baskerville, atual herdeiro, nos leva a crer a veracidade dessa lenda. Seria um ser frio e sobrenatural, o motivo dessas mortes macabras? Receoso quanto à situação, Dr. Mortimer, amigo e médico de Sir Charles procura Holmes. O médico se preocupa com a chegada do mais novo herdeiro Sir Henry Baskerville, temendo por sua vida. O detetive se vê diante de um caso excitante e completamente enigmático.

Eu acho incrível como um clássico nos surpreende de tal forma que não conseguimos largar a leitura até descobrir o desfecho da trama, me senti dessa forma ao lê-lo, além de ser um dos meus gêneros favoritos. Conan tem uma sacada genial com o sobrenatural. Entre a crença de um cão infernal, a corrida para desvendar os assassinatos em meio a um cenário tenebroso com pântanos e nevoeiros, Conan narra uma trama que enaltece o poder dedutivo de Sherlock.


XOXO ♥


Então é isso! Gostaram? Me contem o que acharam nos comentários. 













2 comentários

  1. Este é com certeza um dos grandes clássicos e vergonhosamente eu também? Não li!rs
    Mas com certeza, deu muita vontade agora mergulhar neste enredo de suspense e investigações, bem ao estilo Holmes.
    Listinha de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. que interessante o enredo da trama, se é vergonha também estou dentro pois nem conhecia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo