#Resenha: O Diário Bipolar

   

Título: O Diário Bipolar

Autora: Manoela Serra

Páginas: 120

Editora: Autografia




COMPRE AQUIBUSCAPÉ, AMERICANAS, AMAZON












     Não temos aqui uma ficção, mas sim a realidade de uma garota que desde a infância já apresentava sintomas de TOC, depressão e bipolaridade. Com o tempo e a falta de conhecimento dos pais, esses sintomas piorando muito, até que ela mal conseguisse sair de casa e o pânico passasse a ser seu companheiro.

     Parece triste, mas isso ainda é possível de acontecer.

     Justamente por isso a autora resolver trazer sua própria história, sua vivência com a doença. Não só para que outras pessoas possam se reconhecer ali, mas também que você aí possa reconhecer no outro e ajudá-lo.


"Dormir, dormir e dormir. Sem forças, sem fome, sem energia. Cabelo e pele sem vida, você, quase sem vida."
Pag. 55


     Os relatos começam quando ela tinha apenas cinco anos e sua ansiedade era quase incontrolável. 

     Além disso, ela tinha uma irmã gêmea. Pronto, bastou isso para que houvesse comparações, pois as duas eram totalmente diferentes. E como ela sofria de depressão, achava que todos amavam só sua irmã,... uma bola de neve incontrolável.

     A história é bem resumida, apesar de falar desde a infância até a idade adulta, a autora trouxe somente os momentos cruciais para as páginas. Aqueles onde a doença é reconhecida por ela e onde o fundo do poço  pareceu seu lugar... e como ela fez para sair dali.


"Em seguida, a palavra "diabo" virou um tormento na minha vida, que mal havia começado. Eu tinha somente sete anos. E isso me perturbava seriamente."
Pág. 12


     As mudanças de humor são ricamente detalhadas aqui, podemos sentir todo o sofrimento dela ao machucar pessoas que ela amava, e o quanto de dor isso deixou nela e nos seus familiares. Não foi só ela que ficou doente, toda a família adoeceu junto. 

     Curar o bipolar, cura todos à sua volta. Sem dúvida.


"Você não vai querer isso, você Bipolar. Nas você família. A pessoa com Transtorno vai precisar de apoio. Sim! Vão ter dias difíceis, sim!"
Pág. 44


     A capa é muito bonita. Ela aberta mostra uma árvore, metade seca e outra metade carregada de vida. É assim que é um Bipolar. Num dia não são dai cama e sonha com a morte, briga com todos, desconta uma raiva que ele nem sabe de onde vem; no outro ri descontroladamente e faz piada de tudo... De qualquer maneira não é fácil conviver com um Bipolar, mas ajudá-lo é necessário.

     A leitura é rápida. Está bem escrito e com uma narrativa muito clara. 

     Recomendo para quem gosta do tema, ou precisa conhecer mais sobre o assunto. Eu gostei bastante!!












a Rafflecopter giveaway











4 comentários

  1. Oi, Lelê!!
    Sem dúvida é um tema que precisa ser discuti pois cada vez mais a depressão aparece na vida da pessoas e muitas vezes não sabemos como agir e quais os sintomas essa doença tem. Por causa disso acho importante divulgar livros assim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que só quem enfrente esse drama na vida ou conhece alguém que passe por isso, sabe realmente do que se trata. Bipolaridade é um termo muito usado hoje em dia, outros preferem dizer: Frescura.
    Sei que é uma doença e que precisa de muita atenção, afinal, nos dias em que a morte fica ali rondando, as forças em viver se vão.
    Se for possível, quero muito poder conferir a leitura!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lê!
    Gosto muito de livros baseados em fatos reais, ainda mais quando são voltados para doenças psicológicas, porque sempre podemos aprender muito, tanto que o portador da doença, como para quem tem de conviver com eles.
    Que a semana seja abençoada!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alê,

    Não conhecia o livro mas de ara já gostei, acho bom ler sobre o assunto, muito importante, ótima dica.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo