Festival Literário de Votuporanga





Cora Coralina será homenageada em Festival Literário no interior paulista


O Festival Literário de Votuporanga é um dos principais eventos do Estado de São Paulo voltados para a literatura;



Votuporanga, cidade da região noroeste paulista com pouco mais de 95 mil habitantes, tem chamado a atenção do meio cultural por conta da realização de um grande evento voltado ao incentivo à leitura. O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) comemora em outubro a sexta edição. Com entrada gratuita, de 21 a 29 de outubro o evento terá uma programação com grandes nomes da literatura.

Nesta edição a homenageada será Cora Coralina. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela terá sua vida e obras retratadas nos nove dias da programação. Pela segunda vez o Festival homenageará uma mulher. Em 2014, o evento lembrou os belos trabalhos desenvolvidos pela artista plástica Tarsila do Amaral. Também já foram homenageados os poetas Vinícius ​de Moraes e Manoel de Barros.

O curador do FLIV 2016 será Reynaldo Damazio, reconhecido escritor e fundador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas​, em São Paulo. Ele destaca a escolha de Cora Coralina para a menção do festival​. “Historicamente, a literatura escrita por mulheres ficou em segundo plano, obscurecida pela exclusão e pelo preconceito. A expressão de talento e criatividade de grandes autoras felizmente prevaleceu, como na linda história da poeta Cora Coralina, homenageada pelo FLIV. O fato de ter estudado apenas nos primeiros anos do ensino fundamental e de só ter estreado na literatura aos 76 anos, não a impediu de deixar uma obra singular e hoje respeitada”, diz.

O escritor reconhece a importância do festival para fomentar o debate que valoriza a arte da escrita. “Inspirada na trajetória e na obra de Cora Coralina, a proposta do FLIV 2016 é promover um amplo diálogo entre as múltiplas vozes da literatura brasileira contemporânea”.





    
Cora Coralina

Cora Coralina escreveu contos, poemas, poesias e até mesmo literatura infantil, colaborou para jornais, foi proprietária de estabelecimentos e doceira por mais de 20 anos.

Nasceu na cidade de Goiás, em 1889, e morou no interior de São Paulo durante 45 anos, passando pelas cidades de Jaboticabal, Penápolis e Andradina. Depois retornou a sua terra natal, onde faleceu, em 1985. Damazio conta que ela “tinha orgulho de ser doceira de mão cheia. Recebeu o apoio de jovens escritores para publicar seu primeiro livro e ganhou elogios de Carlos Drummond de Andrade. Foi poeta de palavras cheias e intensas como as águas do rio Vermelho, que corre ao lado da casa onde morou e que hoje abriga o museu com seu nome”. O primeiro livro de Cora foi “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, de 1965, quando tinha 76 anos de idade.









   


FLIV
No período de 21 a 29 de outubro, no Parque da Cultura de Votuporanga-SP, o público poderá conferir shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Serão nove dias de intensa programação com entrada gratuita.

A 6ª edição do FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana  Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Outros shows e convidados especiais serão anunciados nas próximas semanas. O evento, considerado um dos principais voltados para a literatura promovidos no estado de São Paulo, tem como objetivo principal a formação de leitores, permitindo o contato desse público com autores e outras personalidades que estão diretamente ligadas à cultura.

A organização é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), SESI-SP e Poiesis (Organização Social de Cultura). Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga














10 comentários

  1. Muito legal esse festival é uma peninha eu não morar em SP ou mais perto um pouquinho, se eu morasse iria com toda certeza, adquirir conhecimento assistir as apresentações artísticas conhecer e conversar com as pessoas, seria maravilhoso.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Aaaiiin Cora! Eu amo tanto!! Minha inspiração!! Pena q moro longe...Gostaria mto de ir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mais que merecida essa homenagem a Cora Coralina. Infelizmente moro muito longe para ir a esse evento.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse festival! Quem mora em SP e puder ir vai ter muita coisa boa. Ahh, dá vontade de ir ver como é, mas moro em outro estado =/

    ResponderExcluir
  5. é bem legal ter opções para o interior... ainda mais homenageando alguém tão ilustre quanto Cora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este festival, mas só de homenagear Cora, a gente já percebe que não é pouca coisa não!
    Cora é majestosa!!Uma das grandes escritoras e poetisas do mundo!
    Que quem puder ir, aproveite muito estes dias!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Com certeza esse evento vai ser muito legal. Uma pena que não moro em São Paulo. Quem sabe um dia eu possa ir à esse evento. E adorei que a homenageada será a Cora Coralina. Apesar de nunca ter lido nada dela, já ouvi muito falar, e ela deve ser uma ótima escritora.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Lê!
    Desejo que o evento seja o maior sucesso, ainda mais por homenagear a maravilhosa Cora Coralina, exemplo para todos os que gostam de leitura.
    “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” (Rubem Alves)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. A Cora é um amor só. Essa mulher... <3
    Tenho certeza que o festival será um sucesso, cheio de boa literatura, afinal, a homenageada é incrível.
    Ótima dica, Lelê.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora, confesso, mas achei super legal um evento para homenageá-la, isso mostra como a nossa literatura nacional é importante. Gostaria muito de ir, pena que moro longe demais pra isso.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo