Resenha: Uma Loja em Paris


Título: Uma Loja em Paris

Autor: Màxim Huerta

Páginas: 251

Editora: Essência  




COMPRE AQUI: BUSCAPÉ,  FNAC,  SARAIVA,  AMERICANAS,  SUBMARINO,  CASAS BAHIA










     Acho que posso dizer que foi um suspense muito bonitinho!!!


"A pouca luz permitiu vislumbrar um vulto próximo
à cama. Abafei um grito de medo, cobrindo o rosto."
Pag. 76



     Um livro que mistura presente e passado, ficção e realidade, romance e suspense. Diferente e muito bom!!!

     Teresa é uma mulher diferente das protagonistas que estamos acostumadas. Perdeu os pais muito cedo e sua opção foi morar com uma tia insuportavelmente rígida.

     A tia controlava tudo na vida de Teresa, suas atitudes, suas roupas, tudo. Ela tinha que se vestir como uma dama, uma bonequinha de luxo, como se estivesse se preparando para arrumar um bom marido. E Teresa não tinha a menor força para tentar mudar isso, e durante anos se manteve quieta a aceitando o que a tia lhe obrigava. Até porque, o que ela iria fazer? 

     Mas agora que Teresa é uma mulher, ela sente quase que inconsciente que precisa mudar algumas coisas. 

     Um dia como outro qualquer cheio de tédio, ela passa por um Antiquário para dar uma olhadinha. Lá dentro ela encontra uma tabuleta de uma loja de Paris. Um objeto diferente dos outros vendidos nos antiquários de Madri. Algo inexplicável faz com que esta tabuleta quase que enfeitice Teresa. Ela não consegue parar de olhar, imaginar o que ela tem de especial. Comprou a tabuleta e a levou pra casa.

     
"O que fazer quando um sonho é sua única
herança? Por isso, fiquei imóvel e em silêncio
por vários minutos, digerindo as cores como
se fossem uma miragem."
Pag. 228




 


     À partir do momento que Teresa leva a tabuleta para casa muitas coisas estranhas começam a acontecer, mas Teresa não sente medo, sente curiosidade. Quer saber por que tantas coisas estranhas tem acontecido desde a chegada da tal tabuleta?

     Ela estava presa na parede da casa dela, e numa noite ela simplesmente cai no chão com a parte de trás para cima. Percebendo que esta parte tinha um fundo mais novo e que estava um tanto solto, Teresa não resiste e abre pra ver o que tem dentro. Se surpreende quando encontra um papel com um endereço em Paris.

     Pronto. O sinal foi dado. É pra lá que ela vai. Mudar sua vida... Esse é seu endereço de ida.


"Na realidade acrescentei ao pagamento uma boa
gorjeta porque ele era bonito; olhar para ele
dissimuladamente me deixava excitada. Seu 
cheiro, sua camiseta apertada, seus braços."
Pag. 32


     Claro que Teresa compra a loja em Paris. Porém a loja está um verdadeiro bagaço. Estava abandonada há muito tempo. Precisa de tudo, reforma total, e Teresa está disposta a isso.

     Porém mais e mais coisas sinistras vem acontecendo, e Teresa tem certeza que tudo tem a ver com a antiga dona da loja. Alice Humbert viveu na linda Paris de 1920 e sua vida foi bem intensa. 

     O livro é narrado em primeira pessoa em alguns momentos por Teresa no presente, e em outros no passado por Alice. Algumas vezes fiquei confusa, pois não existe um aviso no início do capítulo ou nada do tipo, simplesmente o autor nos coloca no passado de repente, mas com o tempo isso deixa de incomodar e o aproveitamento da história é maior.

     Vários e vários personagens vão fazer parte de toda trama. Um deles é um jornalista que está disposto à ajudar Teresa nas suas descobertas; ele definitivamente sabe tudo sobre Alice e tem muito para contar.

     Logo vamos mergulhar na linda Paris com seus personagens ilustres como Coco Chanel, Hemingway, Modigliani, entre outros. Uma deliciosa aula de história.

    
"Tenho 83 anos; meu despertador soa às sete
muito porque quero que o dia seja longo.
Haverá tempo para dormir depois. Sinto
a necessidade de me levantar de manhã
para ver que cor está o céu do dia, se 
azul-claro, cinzento, cerúleo ou provençal;..."
Pag. 63


     Gostei bastante da leitura, com um final romântico e bem delicinha. Adoro finais delicinhas. Mudanças de vida são coisas bem empolgantes. Dá até vontade de ir pra Paris descobrir sobre o passado de grandes personagens e encontrar amores incríveis, ir em passeios lindos... Ah! Paris!!! 

     Me senti passeando por lá no presente e no passado, e ambos foram ótimos!!


"Conhecia o corpo dele perfeitamente,
mas me dei conta de que não sabia
nada do que se passava em sua mente."
Pag. 49


     Acrescento ainda que esta foto da tal tabuleta é real. A loja de Alice Humbert existe. E acho o máximo essas histórias romanceadas criadas à partir de personalidades ilustres ou não, mas que viveram por aqui e deixaram algo pra contar, ou para alguém como Màxim Huerta sonhar e imaginar como foi linda sua vida, ou sofrida, ou dolorida, ou... vou deixar pra você imaginar.

     Leitura muito boa e muito recomendada!!!



























23 comentários

  1. Já havia visto esse lançamento por aí, pelo mundo literário, mas não havia de fato, parado para ler do que se tratava.
    Mas achei tudo muito bacana, mesmo tendo certeza que eu ficarei perdida ao ler essa história..rs
    Sou uma negação com isso de misturar passado e presente, mas no final, acabo entendendo tudo sim.
    E o mais bacana foi saber que tem sua pitada de realidade. Isso da loja existir e da citação de grandes pessoas que já viveram. Essa mescla de realidade sempre dá realmente, um gostinho a mais em um livro.
    Lista de desejados?
    Sim =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. oi flor, tinha lido poucas resenhas sobre o livro, o que me chama atenção é ter fatos reais misturados à ficção!
    demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Muito empolgante, louca pra ler, bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha(como sempre), Paris é meu local favorito no mundo(não, nunca fui, mas uma garota pode sonhar rs) e também adoro finais delicinhas, é bom pra vários dramas do dia a dia... só fiquei em dúvida com relação a troca de personagens na narrativa, tb me pareceu confuso segundo sua resenha, mas como vc diz que desde que haja atenção há um melhor aproveitamento do livro, então, espero ter a chance de lê-lo!
    Bianca Valente

    ResponderExcluir
  5. Já tinha bastante interesse em ler esse livro só pela sinopse, curto muito história que mistura presente e passado, ficção e realidade, romance e suspense e agora depois de ler essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha... fiquei super interessada em ler, por se passar em Paris só aumentou ainda mais a minha vtd em ler..kk.
    Gosto de histórias que misture passado e presente, e contenha fatos reais. Entrou pra minha lista de desejados.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lelê.
    Achei bem interessante a premissa da obra. Curiosa e diferente, eu diria.
    E o que mais me chamou a atenção foi o fato de ser baseado em alguns acontecimentos reais. Isso dá uma verossimilhança enorme para a obra.
    Excelente dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Awon, essa sua resenha é que foi delicinha. Quero ler já, hahah. Adoro livros que misturam passado e presente e melhor ainda quando nos fazem viajar e misturam também realidade e ficção. Já quero, heheh, estou participando do sorteio, espero ganhar :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lele!
    Romance, com pitada de mistério e em Paris, só pode dar em um bom livro para leitura.
    Fiquei pensando como foi a reação da tia ranzinza quando Teresa resolve se mudar para Paris? kkkkk
    Adoro finais delicinha!

    “O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a temática do livro! Eu sou curioso por natureza, então entendo bem a necessidade de Teresa em ir à fundo e conhecer a loja,além do mais, é muito bacana a forma como as coisas foram acontecendo, como você foi narrando tudo. E é um livro curtinho, acabou de entrar pra lista ;)

    ResponderExcluir
  11. Acho que já tinha visto esse lançamento antes, mas nunca tinha parado pra ler sobre ele. Agora que li sua resenha fiquei super curiosa, adorei a premissa, além de que é Paris né, adoro livros que remetem a esse lugar, sou uma romântica incurável, e Paris é minha viajem dos sonhos, e enquanto não se realiza, vou viajando pelos livros.

    ResponderExcluir
  12. Sempre me da um pontinha de inveja de pensar em quantas coisas incríveis acontecem com os personagens dos livros, e eu aqui só olhando (ou lendo rsrs).. da vontade de pegar um avião cair em Paris e ver o que acontece.. vou ficar na torcida

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de ler um pouco sobre a Teresa, e com certeza aguçou mais ainda a minha vontade em conhecer mais à fundo o livro , e quando se fala em Paris, não poderia deixar de ler a resenha , gostei muito , e espero ter o volume em breve para ler :]

    ResponderExcluir
  14. Li algumas resenhas sobre esse livro por aí e vi que segundo o autor, os lugares citados no livro realmente existem e, foi um toque especial, misturar um pouco da realidade com a imaginação do autor. Adoro livros românticos e deliciosos, com finais felizes estilo sessão da tarde. E também amo livros que falam de Paris.
    Impossível não colocá-lo na lista de leituras.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Quem gosta de romance com fundo histórico e ressalto que boas partes dos lugares citados em Uma Loja em Paris realmente existem, vai gostar bastante da obra de Máxim Huerta, a mágica de Paris lhe transportará para uma história cheia de romance, segredos e paixão.

    ResponderExcluir
  16. Um livro q se passa em Paris? Deve ser uma delícia! Geralmente livros inspirados em personagens reais viram filme! Obrigada pela dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, achei essa resenha uma delícia! Adoro histórias que se passam em Paris e se tem um mistério então..tô dentro :)

    ResponderExcluir
  18. Parece ser uma historia encantadora mesmo. Deve ser uma leitura deliciosa. Me deu muita vontade de ler esse livro.

    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  19. Achei a historia bem interessante, apesar de eu não gostar muito de livros que intercalam passado e presente.
    Queria saber mais sobre o romance que contem nesse livro, vi muitas pessoas elogiando. Deve ser realmente bom.

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha visto o lançamento desse livro. Parece ser um romance bem bonito. Daria um bom roteiro de filme.
    Gostei bastante da resenha

    thiago_toty@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Deve ser uma delicia ler esse livro, a historia parece bem romântica delicada.
    Gostei muito, adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Deve ser uma delicia ler esse livro, a historia parece bem romântica delicada.
    Gostei muito, adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante da resenha
    Achei a historia bem interessante, fiquei curioso por essa viagem da personagens.
    Eu fiquei querendo saber mais sobre loja. Parece ser realmente bom esse livro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo