Livros & Lágrimas III




Olá!!! Voltei com mais curiosidades sobre o choro.

Só pra relembrar, semana passada tiveram duas postagens sobre o tema e resenhas de livros bem emocionantes. De Profundis, que é uma carta carregada de emoção escrita por Oscar Wilde para seu amante Bosie. E também a resenha de Entre o Amor e o Silêncio da Babi A. Sette, um livro lindo!!!
Ontem a resenha foi do livro Para Onde Ela Foi, que é um drama muito bonito!!

Enfim, hoje a pergunta é: POR QUE CHORAMOS?? POR QUE CHORAMOS LENDO UM LIVRO??

Encontrei uma resposta. Confira:




CHORAR faz parte de nossa vida desde o dia em que nascemos. Um especialista explica que, para os bebês, o choro é como um “cordão umbilical acústico” — os bebês dependem do choro para que suas necessidades emocionais e físicas sejam atendidas. Mas por que os adultos choram se podem se comunicar de outras formas?
Lágrimas de emoção enchem nossos olhos por diversos motivos. Choramos por tristeza, frustração, dor física ou emocional. Por outro lado, também choramos quando sentimos alívio ou muita alegria, ou quando nos sentimos realizados — nesses casos, as lágrimas são de felicidade. As lágrimas também podem ser contagiantes. “Se vejo alguém chorando — não importa o motivo — eu também começo a chorar”, diz María. Talvez até mesmo um filme ou um livro faça você chorar.

Seja qual for a razão, chorar é uma poderosa linguagem não verbal. O livro Adult Crying (Quando Adultos Choram) explica: “Poucas outras formas de comunicação dizem tanto em tão pouco tempo.” As lágrimas provocam reações. Por exemplo, para a maioria de nós, é difícil ignorar lágrimas de tristeza porque elas nos alertam de que alguém está sofrendo. Nossa reação talvez seja consolar ou ajudar a pessoa que está chorando.
Alguns especialistas acreditam que chorar é uma boa forma de extravasar nossas emoções e que ter o hábito de segurar as lágrimas pode prejudicar nossa saúde. Outros dizem que os benefícios físicos e psicológicos do choro ainda não foram cientificamente comprovados. Mas pesquisas calculam que 85% das mulheres e 73% dos homens se sentem melhor depois de chorar. Noemí explica: “Às vezes, sinto que preciso chorar. Depois que choro, consigo respirar fundo e ver as coisas de forma mais clara, em sua devida dimensão.”

O alívio que sentimos quando choramos também tem a ver com a forma como outros reagem ao nosso choro. Por exemplo, quando nossas lágrimas fazem com que outros nos consolem ou nos ajudem, temos a sensação de alívio. Por outro lado, se a reação dos outros não for boa, talvez fiquemos envergonhados ou nos sintamos rejeitados.
É evidente que ainda não sabemos tudo sobre o choro. Mas reconhecemos que derramar lágrimas é uma das reações emocionais mais intrigantes!!



Curiosidades:

Os três tipos de lágrimas

  • Lágrimas basais. As glândulas lacrimais produzem constantemente esse tipo de lágrima, um líquido claro que protege e lubrifica nossos olhos, além de melhorar a visão. Quando piscamos, esse fluido é espalhado pela superfície do olho.
  • Lágrimas reflexivas. Quando uma substância ou partícula entra em nossos olhos e causa irritação, o olho reage produzindo esse tipo de lágrima. As lágrimas reflexivas também estão relacionadas às mais variadas ações, como bocejar e gargalhar.
  • Lágrimas emocionais. Quando sentimos uma emoção forte, essas lágrimas, próprias do ser humano, entram em ação. Elas contêm uma concentração de proteína 24% maior do que as lágrimas reflexivas.



Fonte: JW





Comente, clique e participe:


10 comentários

  1. Gostei dos comentários do porque choramos. Realmente alguns livros tem esse poder de nos comover e de nos deixar abalados. Não sabia dos três tipos de lágrimas ainda. Legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que existem formas de lágrimas. rs Adorei!
    Realmente o choro de outras pessoas é capaz de comover o "observador" e também transmitir uma mensagem de forma poderosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs Devia ter o quesito: Choramos porque somos humanos!
    Chorar faz parte..seja na alegria, na tristeza..seja no comercial de tv(agora fim de ano então? Jesus, como eles emocionam) Ou seja nos dramas diários que a vida nos traz.
    Chorar faz bem demais..tanto em um lado quanto no outro. E juro que fiquei olhando os diferentes tipos de lágrimas e tentando saber qual mais eu usava..rs
    Amei!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Lá vem ela com essa conversa de choro de novo XD Já falei: não gosto de choro, me incomoda muito. Faço de tudo para não chorar, e quando faço tem que ser rápido e em hipótese alguma na frente de alguém. É defesa, tenho que ser durão, já me fizeram chorar demais pra eu continuar sendo mole.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o choro emocional é inerente a quem tem sentimentos e os vive de maneira intensa. Há quem chore de felicidade, de tristeza ou até de solidão. Mas a verdade é que chorar alivia a alma.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  6. a gente chora, porque no fundo chorar faz bem! lava a alma rsrsrs

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente depois que choro sinto um alívio enorme, não sabia que existe trés tipos de lágimas, muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Lelê, muita gente tem vergonha de chorar, acha feio, eu não encaro dessa maneira, acho que chorar vem um filme, ouvindo uma música ou lendo um livro é a mais pura representação do quanto aquilo mexe com a gente. Eu sou chorão, já disse isso né?

    Dois abraços - e muito interessante essas postagens temáticas ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Lele! Eu já fui mais chorona, hoje em dia é mais fácil eu falar palavras mais ásperas do que chorar de raiva, por outro lado, livros e filmes conseguem me deixar muito frágil. Olha que loucura!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Sem duvida chorar faz bem, traz um alívio quase imediato... Atualmente evito chorar na presença de outras pessoas, justamente por essa "receptividade" pq não tem nada pior do que vc estar chorando e as pessoas olharem de um jeito estranho... Se o choro trás algum benefício eu não sei, mas eu, como uma grande chorona que sou, se fizer bem eu então terei uma baita saúde kkk Adorando demais esse seu especial "choro de todas as formas e modelos" :P
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo