Divulgação: Maurício Kanno - A Menina Que Ouvia Demais


























     Olá!!

     Em um evento aqui em São Paulo conheci um rapaz chamado Maurício Kanno. E nem sabia que ele estaria lançando um livro tão rápido.

     Então é com muita felicidade que conto pra vocês sobre o lançamento deste livro incrível, com ilustrações feitas por ele, e que são belíssimas!!!

     Além de tudo isso, deixo o convite para o lançamento do livro que se dará no dia 26/04/2014 às 15:00hs. Saiba tudo sobre o lançamento CLICANDO AQUI.


     Sobre o livro:










A Menina que Ouvia Demais
Por Maurício Kanno



Sinopse:

 


O livro é voltado principalmente ao público pré-adolescente e para todo aquele com mente jovem. Une diversão com metalinguagem e diferentes pontos de vista em um problema. Isso é feito com tantos diálogos – frequentemente cômicos – como numa peça de teatro; descrições suficientes para ambientar o leitor em mundos imaginários; e personagens em conflitos absurdos.

O enredo trata de uma menina pré-adolescente que passa a ouvir o que diz o narrador da história em que ela vive, o que cria um grande problema para ambos. Ela está irritada de ouvi-lo o tempo todo, enquanto ele precisa cumprir o seu trabalho, interrompido tantas vezes pela menina escandalosa.

Já no “estúdio do mundo de criação de livros”, o chefe do narrador não compreende a situação e ameaça demiti-lo. Afinal, o funcionário estaria “brincando em serviço”. Será preciso resolver a situação, e o jeito que o narrador arruma para isso é um tanto exótico. Por que a menina está ouvindo a narração é um mistério, que só será esclarecido no final.

Alternadamente com essas confusões, o leitor também acompanha uma versão idosa da menina, que vive em um mundo futurista com uma estranha criatura que apareceu em sua casa. O visitante promete aventuras e novas maneiras de enxergar o mundo, enquanto ela parece só se interessar em escrever suas memórias.

Assim, como em uma telenovela, o romance reveza e vai mostrando, a cada capítulo (correspondente a cenas televisivas) o que está se passando com diferentes personagens, cada um em seu cenário. Até que alguns deles saem de seus núcleos narrativos e se misturam com os outros, contribuindo para a gradual resolução dos quebra-cabeças.

Como questões secundárias, a história aborda a relação da jovem protagonista com sua mãe, primas e colegas da escola, incluindo um amigo com quem ela teria uma paixãozinha não-declarada. Estão em evidência também as limitações físicas enfrentadas pela protagonista idosa. E o confuso narrador recorre até a um psicanalista.








Justificativa para publicação

O conflito principal do trabalho induz a uma reflexão sobre até onde poderia chegar a interação humana com as modernas formas de comunicação. Até mesmo pode ser identificada uma metáfora à “poluição comunicativa”, quando informação demais aparece de todos os lados.

É trabalhado o recurso de conversa personagem-narrador utilizado com sucesso nos populares quadrinhos da Turma da Mônica, no filme “Mais Estranho que a Ficção”, além da história dentro da história no filme “O Show de Truman”, com tensão e linguagem renovados.

A história cita diretamente novidades tecnológicas contemporâneas, como tablets e e-books, além de aparecerem em cena também questões problemáticas de difícil solução, como pirataria digital.

Espera-se que o leitor se divirta muito ao ler a história, pois ela inclui diversos trechos cômicos – ao menos, é o retorno obtido com pessoas que já fizeram a leitura e auxiliaram com outras sugestões.

Além disso, como o texto é composto em sua maior parte por diálogos, com poucas descrições, além de linguagem informal, a leitura deve ser bastante fluente, mesmo para o público infantojuvenil - também houve bom retorno com uma leitora pré-adolescente.

Mesmo assim, há profundidade psicológica, observada principalmente na idosa; mas também nos outros protagonistas – menina e narrador –, ao se acompanhar sua progressão de comportamentos. Até mesmo personagens secundários, como o chefe, também mostram evolução comportamental, mantendo sua coerência.

A proposta de livro concilia a fantasia e ficção científica ao mundo cotidiano dos jovens, como a escola, chocolates e família, além de citações ao imaginário tradicional e das celebridades.
 


Sobre o autor:


"Maurício Kanno é jornalista formado pela USP, escritor e artista visual. Produziu animação em 2008, no Japão; e foi repórter para a Folha de S.Paulo entre 2009 e 2012. Estudou em oficinas de escrita criativa com os escritores Luiz Ruffato, Bruno Zeni e Luiz Bras (2012), cofundou o Núcleo de Escritores Nuke em 2012, foi membro do blog Incubadora Literária (2012-2013) e idealizou o blog Enlaces Literários em 2013.










Organiza o Sarau e Mostra de Artes pelos Direitos Animais todo ano desde 2010; concursos que reuniram 98 artes de 23 países desde 2012; exposições no Shopping Light (2013) e Espaço Surya (2014); produziu diversos textos literários, paródias musicais e pinturas; além de atualmente organizar um livro literário sobre os animais para o qual até agora reuniu 72 textos de 29 autores." 


5 comentários

  1. a proposta e os desenhos estão lindos demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A hora que vi na sua page esse livro, me interessei, parece ser bem legal esse livro, os desenhos são bonitos e esse brigadeirão ai? me deu vontade até kkkk' Enfim, eu adorei o post, se tiver oportunidade, irei tentar conhecer mais da obra, pois achei fantástica *-*

    Beijos.
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. hahahahha gente, achei o máximo. Adorei, bem moderno, eu diria.

    Abraços, Lêlê ;)
    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir
  4. Valeu turma! Q bom curtiram a ideia e os desenhos! Qq coisa, se quiserem comprar o livro, só falar comigo: mauricio.kanno arroba gmail.com !

    E aqui tem as fotos do lançamento:
    > http://m.imgur.com/a/BWSQW

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo