Título: Ausência
Autor: Flavia Cristina Simonelli
Páginas: 279
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos
Compre aqui: CULTURA
A autora se superou muito neste livro. Seu primeiro livro, Paixão e Liberdade, que eu já li e resenhei é muito bom, mas este é ótimo.
Ausência trata de assuntos sérios e doloridos para qualquer pessoa.
Ervin, professor de literatura, um homem viajado, culto, o tipo de homem que todos se inspiram, vinha sofrendo de constantes esquecimentos e confusões mentais há anos, mas sua esposa Margarida e sua filha Natasha achavam que fosse só coisas da idade.
Porém Ervin deixou de ser um homem amável, passando a agredir verbalmente não só os familiares, mas também seus alunos. E isso começou a preocupar a todos.
"As ruas, desconhecidas vias de um labirinto,
não lhe indicavam direção alguma. A única
saída seria perguntar a alguém onde ficava
aquela rua, sem revelar que lá vivia há
mais de 40 anos."
Pag. 58
Depois de muita insistência de Margarida e Natasha, Ervin aceita se consultar com um neuropsiquiatra.
Daniel, que já tinha vivido e sofrido de perto com a doença de Alzheimer da sua avó, aceita tratar de Ervin.
"Mas a maioria olha com medo, com
espanto, como se meu pai fosse louco.
Como se ele fosse uma ameaça."
Pag. 132
Dr. Daniel, um psiquiatra renomado, casado com Milene e pai de dois garotos, se vê envolvido demais com o caso. E a relação médico-paciente, ultrapassa todos os limites. Principalmente porque Daniel vê em Ervin a mesma situação da sua avó. E isso para ele é muito difícil.
" - Mozart... Ah, a música é o consolo.
Mas estou... - esfregou as mãos e
entrelaçou os dedos - Estou perdendo
meus pensamentos."
Pag. 126
O livro fala de Alzheimer, amor, paixão e traição de um jeito muito bom de ler.
A narrativa flui suave, mas ao mesmo tempo envolvente. É escrito em terceira pessoa, acompanhando a história de seus personagens bem de perto.
Um sofrimento enorme acompanhar a progressão da doença de Ervin e a dor de Margarida se sentindo culpada e impotente ao mesmo tempo.
Quanto a paixão e traição de Daniel, algumas horas eu torcia, outras eu odiava, mas o final foi perfeito na minha opinião.
"Existem momentos na vida em que todas
as ruas se cruzam, desconhecidas, como
vias de um labirinto que não levam a
lugar algum."
Pag. 245
A capa é super significativa e linda. A diagramação é simples, mas com um conteúdo tão completo, não precisa de nada mais.
Mais uma vez me emocionei muito com a autora; que tem o poder de tocar diretamente na emoção de quem está lendo.
Eu adorei e recomendo para todos!!
Adorei a resenha, já tinha visto falar desse livro mas não sabia que se tratava sobre Alzheimer, quero muito ler, perdi uma tia para essa doença, e sempre que tem documentário sobre ela gosto de assistir.
ResponderExcluirBeijão
Eu também já li Paixão e Liberdade e gostei. Não sabia que ela havia publicado outro livro.
ResponderExcluirGostei da história, mas não acho que esteja numa situação para ler algo assim agora. Quer coisas mais alegres e tudo rosa hahaha
Beijos
A capa já dá uma idéia do que iremos ler. É totalmente expressiva. O tema do livro é muito conhecido nos dias de hoje: uma doença que vai minando a pessoa aos poucos, pois sua memória se deteriora para tempos atuais mas conserva o passado quase intacto. Tenho alguém com Alzheimer na família, e sei como sofrem os familiares. A resenha está ótima.
ResponderExcluirOI Lele, to com um livro da mesma autora aqui pra ler nem li ainda por falta de tempo e pq a fila tá grande, mas tah me convencendo a pegar ele logo pq esse novo da autora parece mt emocionante, quero ler tbem haha rs
ResponderExcluirbjs
Eu não fui muito...hum..não fiquei interessada nesse livro quando vi. Mas vi que era bom. É um livro bom mesmo, só não chama minha atenção porque não sou muito afim de livros assim. Não...sei lá, acho que leria, mas não sem alguém me dar ele. Comprar eu não teria vontade =/
ResponderExcluirNão sabia desse livro; a capa é muito linda e sugestiva mesmo, apaixonada *-*. Acho que Alzheimer é um tema delicado, que mexe com muitas pessoas ao mesmo tempo; isso nunca aconteceu com ninguém da minha família, pelo menos ainda não, mas tenho amigos cujos pais ou eles mesmos já sofreram com isso. Por isso é sempre admirável encontrar um autor que saiba lidar com um assunto assim de uma maneira satisfatória, sem parecer forçado demais. Fiquei muito interessada, mas não desesperada pelo livro.
ResponderExcluirhttp://queridos-sapiens.blogspot.com.br/
nossa esse livro deve ser uma fofura *u* adorei a resenha, gosto muito de livros assim
ResponderExcluirsem contar que a capa é bem legal.
Participando da promo!!
ResponderExcluirLINDO LIVRO! AMEI TANTO A CAPA QUANTO A RESENHA! PARTICIPANDO DA PROMOÇÃO!
ResponderExcluirpela resenha deve ser daqueles livros que pegamos e devoramos ... A capa é linda, atrai a atenção.
ResponderExcluirGente do ceu! Eu quero esse livro! Meu pai sofre dessa doença e um livro que trata desse assunto muito me interessa. E pela resenha que vc escreveu deve ser muito bom.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
A capa me chamou atenção, não pela beleza, mas por prometer uma leitura intensa.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Essa capa realmente é linda o tema para mim é muito forte... mas fiquei super curiosa sobre o livro e descobri como termina essa relação paciente e médico.
ResponderExcluirTava super curiosa por uma resenha desse livro. Adorei !! eu quero eu quero !!
ResponderExcluirAcho o tema abordado nesse livro muito interessante. Somente aqueles que tem um familiar ou amigo com essa doença, é que sabem realmente do que se trata e o quão difícil é atravessar esse período conturbado. Como identificar os sintomas da doença e o que fazer para minimizar seu progresso para o paciente. Estou muito curiosa para ler esse livro, afinal é uma história pungente mitigada por um romance e com um caráter excessivamente informativo (acredito eu). A propósito adorei a resenha.
ResponderExcluirCom certeza, não é um tema fácil de ser abordado, mas pelo que li, a autora consegui fazer isso com maestria.
ResponderExcluirAinda não tive o prazer de ler nada dela, mas me interessei muito!!
Quero muito ler esse livro e me emocionar também..rs
Beijos
A capa do livro é bonita pela simplicidade.
ResponderExcluirEsse livro deve ser muito bom, e o tema é muito delicado.
É um livro para fazer chorar... muito lindo!
A capa é bonita mesmo simples... Estou louca para ler ele,o tema é delicado... Amei a resenha. Beijos
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro dessa autora, mass pela resenha fiquei super curiosa pra ler sobre esse mal de Alzheimer, amor, paixão e traição! pelo visto será impressionante!
ResponderExcluirAinda não pude ler o livro, mas fiquei realmente curiosa, adorei a resenha.
ResponderExcluirA capa do livro já é bem sugestiva, aquela cadeira no canto da sala me lembrou o vazio mas também remeteu à ideia de uma castigo. Eu já tinha lido uma outra resenha sobre o livro e acho que seria o tipo de leitura que eu aprecio, já está na minha lista de desejados.
ResponderExcluirResenha linda. *-*
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro. Deve ser muito interessante :)
@tairine_m
Parece ser bem interessante a forma que é retratada e até mesmo divulgada a doença. Fiquei curiosa também em ver a relação de emoção que o psiquiatra acaba tendo.
ResponderExcluirLindo! Estou louca pra ler esse livro. Ele parece ser bem envolvente e emocionante. A capa do livro chamou bem a atenção, super significativa mesmo.
ResponderExcluirNossa!!! Deve ser espetacular! Quero ter o prazer de lê-lo e me emocionar, assim como você! :)
ResponderExcluirAmei sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler o livro!!
ResponderExcluirParticipando pra ganhar!
BJO
Lele!
ResponderExcluirO livro deve ser muito bom por abordar tema tão real. Estou com um caso desse na família, uma tia a quem amo como mãe e tem vezes que ligo e ela nem sabe quem sou eu... triste.
Bem interessada em ler.
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy
Tenho lido muitas resenhas positivas sobre este livro, e a cada resenha sinto mais vontade de lê-lo!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas me empolguei muito com a resenha.
ResponderExcluirHistórias que tocam o coração, te fazem sentir a vida, me encantam. Adoro livros assim.
Nossa. nunca tinha ouvido falar de um livro como esse antes e sinceramente eu gostei muito. quero ler.
ResponderExcluirOi gostei muito da sua resenha, e da historia do livro tambem, fiquei curiosa pra saber quem o Dr. Daniel trai. O livro é sobre uma doença muito comum hoje em dia, o que é triste.
ResponderExcluirBem interessante a resenha. Deve ser um ótimo livro.
ResponderExcluirO livro sem duvida é ótimo , mas costumo evitar livros com certos assuntos e curto mais livro sobrenaturais
ResponderExcluirRealmente deve ser um livro ótimo, vou ler!
ResponderExcluir