Resenha: Jogos Vorazes



Titulo: Jogos Vorazes

Autor: Suzanne Collins

Páginas: 397

Editora: Rocco

Compre Aqui: AMERICANAS   FNAC   TRAVESSA   SARAIVA









     Depois de muito relutar, comprei a trilogia, li e estou em choque! Que aventura!

     Distopia é sempre um assunto pra lá de interessante. Mas Jogos Vorazes vai além disso. É sim uma distopia, e é um livro pra todas as idades.
     É escrito em primeira pessoa. Katniss Everdeen começa contando como é sua vida. Ela mora com sua mãe e sua irmã em Panem, que é dividido em doze distritos e uma capital. Katniss mora no distrito doze.
     Para "divertir" o povo de Panem, os comandantes da capital criaram os Jogos Vorazes. São sorteados um garoto e uma garota entre doze a dezoito anos de cada distrito, todos os vinte e quatro são colocados em uma arena, onde eles tem que lutar até a morte. O único sobrevivente é o vencedor. Os Jogos acontecem uma vez por ano, toda a população aguarda por esse evento, torce e aposta muito. Só quem não gosta são os adolescentes que vão para a colheita, ou seja, o sorteio.
     No dia da colheita, Prim, a irmã de Katniss, está lá pela primeira vez, e incrivelmente é a sorteada do distrito doze. Mas Katniss se oferece no lugar dela.
     Peeta, um rapaz muito bonito, conhecido de Katniss também é sorteado.
     E assim está formada a dupla que lutará pelo distrito.
     Katniss deixou para trás Gale, um amigo que se não fosse pelos Jogos poderia ser muito mais que amigo.


"Levar as crianças de nossos distritos,
forçá-las a se matar umas às outras
enquanto todos nós assistimos televisão."
Pag. 25


     Tantas aventuras, pânico, estratégias...


"A princípio, um, depois outro, depois quase
todas as pessoas da multidão tocam os três
dedos médios de suas mãos esquerdas em
seus lábios e os mantêm lá em 
minha homenagem."
Pag. 31


     Riquíssimo em detalhes. Consegui me sentir vivendo dentro da arena, sentir as dores dos ferimentos de Katniss, seus medos e dúvidas.


"De repente, fico furiosa pelo fato de
que, mesmo com minha vida por um
fio, eles não prestam a mínima
atenção em mim."
Pag. 113


     Katniss consegue enfrentar os organizadores, e sutilmente mostrar pra que veio!
     Mostrar que uma menina, moradora do lugar mais pobre, sem nenhuma perspectiva na vida, pode sim ser grande, inteligente e admirada. 
     A capa é encantadora. A diagramação é perfeita! O tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais parar. E quando precisa parar, a cabeça fica voltando na história e sonhando (acordado) com o que está acontecendo com Katniss, Peeta e os outros jogadores.
     Recomendadíssimo!!




20 comentários

  1. Você acredita que eu ainda não li essa série? Pois é. Falta de vergonha né? rsrsrsrrs....mas eu assisti o filme, e é bem parecido com o que você citou na resenha.
    Apesar de não gostar tanto de distopia, Jogos Vorazes é nova sensação entre os leitores....kkkkkk...eu adorei o filme e com certeza adorarei o livro! *-*

    Beijos,
    Milena, http://divertletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E que livro!!!
    Ganhei o primeiro volume de um sobrinho e foi uma leitura de um dia, pq não conseguia desgrudar do livro de jeito nenhum.rs
    E depois, fiquei maluca pelos outros dois né? Em Chamas e A Esperança..Acabei lendo todos e rápido, tamanha foi a ansiedade.
    A capa é linda(as capas) e a leitura é realmente imperdivel.
    Resenha linda, linda!!!

    Beijos minha amiga!!

    ResponderExcluir
  3. Não cheguei a ler o livro todo, só apenas os 3 primeiros capítulos, mas li Em chamas que é continuação e é muito bom *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro, todo mundo fala bem, e é claro que eu quero saber como esse livro é, quero saber se é tão bom assim mesmo!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  5. Toda vez que vejo Jogos Vorazes na livraria eu surto falando para minha mãe comprar.
    E enquanto eu não ler o livro, não verei o filme.
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  6. A Karina me apresentou a essa série e eu já tinha mostrado um certo interesse na história até eu assistir ao primeiro filme. Meeeeelll delllssss rsrsrs É Sensacional! Comprei o box e está na minha meta de leitura para esse ano!!! Mal posso esperar pra começar!!!
    Ótima resenha! : )

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi imagino que esse livro seja muito melhor do que o filme que eu achei incrível. Tenho muita vontade de ler Jogos Vorazes um dia, estava vendo em uma livraria e ele é realmente perfeito, no quesito diagramação, capa...

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amooo a série Jogos Vorazes! Suzanne escreve perfeitamente perfeito. A narrativa da Katniss é mto boa e envolvente. Ela é o tipo de personagem q nunca entende as "dicas" e nunca sabe o que fazer mas q no ultimo segunda saca a coisa toda e arrebenta! Amei a sua resenha, fez jus ao livro, que é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Assim como você eu sempre fico em dúvida se vale a pena ou não ler essa série, apesar da aclamação geral há alguma coisa que sempre no último momento me faz evitar começar a ler esses livros. Sua resenha está ótima, é a primeira que leio sobre essa série acho que agora tenho motivos para lê-la. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Li a adorei. Sou fanzona destas histórias fascinantes e cheias de emoções.

    ResponderExcluir
  11. Jogos Vorazes foi um livro que me surpreendeu quando comecei a ler , assisti o filme e depois me vi viciada na trilogia em menos de uma semana ja estava louca pelo Gale .

    Amei a resenha recomendo o livro a todos

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler Jogos Vorazes sem expectativa nenhuma, aliás nem conhecia a história ><'
    E desde o início fui surpreendida e sempre pedindo mais e mais!
    Me viciei desde os primeiros capítulos, e não me arrependo por isso ><'
    A escrita envolve e nos faz até roer unhas em certos capítulos ;D

    Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti ao filme e amei. quero muito ler o livro pois tenho certeza que ele é bem mais emocionante. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca pra ler esse livro ! Pois vejo críticas muito boas sobre ele ! Adorei a resenha, aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou louca para ler essa série. Não assisti o filme ainda, porque quero ler os livros primeiros. Para poder imaginar os personagens, as paisagens. Depois que assisti o filme e depois vai ler o livro, os personagens do filme já estão na sua cabeça. Então eu acho que não tem aquela emoção de imaginar como que seria os personagens. Vou comprar os livros, porque gostei bastante da resenha. *_*

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonado por essa saga. Li a trilogia e estou aguardando ansioso pelo filme Catching Fire! (que é meu livro favorito, entre todos). A resenha ficou ótima! quem já leu pode sentir até uma pontada de ver de novo, e quem ainda não leu sem dúvidas ficou interessado. Parabéns, muito daora o blog! k

    ResponderExcluir
  17. Este livro me deixou sem ar, acelerada, com medo... enfim: A Suzanne é maravilhosa!!! escreveu super bem e este paralelo com o mundo real é impressionante e sutil! Adorei o livro e a série toda!!

    ResponderExcluir
  18. Jogos Vorazes é um livro jovem/adulto que me chamou muito à atenção. Espero que a saga continue neste ritmo, a resenha ficou muito boa. Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
  19. Que resenha perfeita, estou lendo agora e já consegui sentir tudo que você falou e é exatamente dessa forma, é um livro perfeito e como foi muito bem dito "Mas Jogos Vorazes vai além disso" muuuuuuuito além de qualquer coisa, se tem algo parecido, juro que nunca li ou ouvi falar, não digo pela distopia em si, mas como as coisas foram colocadas no livro, o mundo que foi criado, tudo, eu to amando.

    ResponderExcluir
  20. Não sei porque, mas meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo