Resenha: Resposta Certa

 
Título: Resposta Certa

Autor: David Nicholls

Páginas: 346

Editora: Intrínseca





COMPRE AQUI:  BUSCAPÉ,  AMERICANAS,  SUBMARINO














     Antes de falar do livro, eu preciso contar uma coisa.

     Ganhei este livro quando foi lançado, e ele estava na estante esperando para ser lido desde então.

     Quando fiz o sorteio da TBR Jar e Resposta Certa foi sorteado, várias pessoas me disseram que não tinham gostado da leitura, que provavelmente eu não apreciaria e tal... Ou seja, expectativa mais baixa de porão de casa velha.

     Realmente eu já comecei a ler achando que não ia gostar mesmo, e adivinha o que aconteceu?? Eu gostei!!!!


"Literatura é a resposta organizada do homem
ou da mulher ao mundo ao redor. Então de
certo modo, é natural que essa resposta deveria
conter toda uma... - vamos arriscar - ... panóplia
de conceitos intelectuais, ideias, questões..."
Pag. 87


     Brian Jackson é um garoto de dezoito anos que está entrando na faculdade. Saindo de casa, largando quase tudo que conhece pra começar uma nova vida. Ele é muito inteligente para umas coisa, mas bem burro pra outras. 

     Ele vai estudar Literatura Inglesa e seu sonho e participar do Desafio Universitário televisionado. Defender sua Universidade e ser conhecido por sua inteligência.

     Fácil. Só que não!!



"Ela é tão perfeita que chego a me encolher
quando a vejo. Os músculos do meu peito
se contraem e preciso lembrar de respirar."
Pag. 42


     Tudo que ele queria começa a mudar assim que ele conhece Alice.

     Alice é linda, irreverente e descolada. Inteligente, mas nem tanto. Se divertir e se sentir livre é o que lhe atrai. Mas é por ela que Brian de apaixona logo de cara.

     Então, pensar nela é mais natural do que aprender algo novo. Estudar Alice passa a ser mais fácil do que qualquer matéria nova.

     Fora isso seus amigos que ficaram pra trás não conseguem entender muito bem o que ele faz na Universidade. 

     Seus antigos amigos são diferentes dele. Não querem muito da vida. Trabalhar pra pagar a cerveja do final de semana já é luxo suficiente pra eles. Mas Brian não é assim. E as diferenças entre os amigos começam a aparecer. 

    
" - Bem, a pontuação final é 39 de possíveis
40, uma pontuação realmente esplêndida.
Por isso, tenho o prazer de comunicar que
vocês vão estar na competição do 
Desafio Universitário desse ano!"
Pag. 96


     Enfim, muitas e muitas coisas acontecem com Brian. Em relação a sua mãe, seus possíveis amores, seus novos e antigos amigos. Tudo muda. Tudo acontece.

     É narrado em primeira pessoa por Brian, o que é ótimo, pois ter participado dessa mente doida dele foi muito bom. 

     Sentir o que ele sentia com cada descoberta e trapalhada também foi bem legal. Estar em 1985 foi incrível pra mim. Sou fã dos anos 80 e quase conseguia ouvir as músicas que ele ouvia.

     Não é um livro profundo, mas é uma leitura agradável, fluida, leve e divertida. Não tem nada a ver com o outro livro que li do autor (Um Dia), mas foi bem legal conhecer esse outro lado do autor. E quem venham mais lados dele, pois quero conhecer.

     Quanto ao final, gente!! Que ódio!! Hahaha. Adoro isso!! Diferente, nem um pouco do que eu queria, muito menos do que eu esperava. Diria até que foi um final tão idiota que me senti mais idiota ainda. Mas quando acabou comecei a rir do livro e de mim. E como é bom rir da gente mesmo!!


"Claro que isso foi há muito, muito
tempo. Agora, tenho 18 abis e gosto
de pensar que estou bem mais sábio
e indiferente em relação a essas coisas."
Pag. 11


     Ou talvez eu tenha lido no momento certo, não importa. O importante é que gostei de ter sorteado este livro, gostei de ter lido e não me arrependi. 

     Recomendo para quem quer um livro despretensioso, mas que trará momentos esquisitos e engraçados.



     

     
















7 comentários

  1. Na época eu também li e ouvi muita coisa negativa sobre este livro. Mas creio que foi pelo sucesso arrebatador de Um Dia.
    Cria-se expectativas realmente. E nem sempre um trabalho que a gente gosta de determinado autor, fica igual a outro. E é isso que faz os livros serem tão bons, né?rs
    Acho que ele está na minha lista de desejados...não me recordo bem.rs
    Lerei, disso tenho certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ainda não li nenhum livro do autor, até tenho um dia, mas acho que esse enredo me conquistou mais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lelê.
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas acho que irei gostar da escrita dele. Apesar de algumas críticas que li, bateu uma identificação. Sei lá. haha
    Fico feliz que o livro tenha te agradado, apesar das críticas que você ouviu. E fiquei curioso quanto a esse final. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Esperava algo melhor. Não é um livro que mexeu comigo, com uma história agradável. Não consegui saber realmente qual é o tema central do livro, me perdendo entre: as várias tentativas do Brian de conquistar a garota que gosta,fora isso foi um livro agradável de ter lido :]

    ResponderExcluir
  5. Oi Lelê, não tenho muito interesse no livro neste momento, mas não descarto a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Lele!
    Anos 80 foi bem na minha adolescência e sinto tanta saudades, sabia? Tempo bom demais.
    Já ri tanto com sua resenha e tenho certeza que se fosse ler o livro, riria mais ainda.. totalmente sem noção nosso protagonista.
    Bacana ver outro lado do autor.

    Desejo uma ótima semana e um mês carregadinho de sucesso!
    “Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade.”(Epicuro)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Melhor coisa do mundo quando a gente tem baixas expectativas sobre um livro - ri muito com o "mais baixo que porão de casa velha", rsrsrs- a leitura fica sendo imensamente recompensadora. Ainda não li nada do autor, nem o tinha em vista,as depois da sua resenha vou mudar isso, rsrs.

    Dois abraços!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo