Resenha: O Circo Mecânico Tresaulti


Título: O Circo Mecânico Tresaulti

Autora: Genevieve Valentine

Páginas: 312

Editora: Dark Side Books




Compre aqui: BUSCAPÉSARAIVA,   SUBMARINOAMERICANAS CULTURAFNAC










"Os braços da mulher ainda estão bem abertos,
você percebe que ela não parou de falar,
que sua voz sozinha mudou o ar, e quando 
ela continua, "Bem-vindos ao Circo Mecânico
Tresaulti!", você aplaude como se sua vida
dependesse disso, sem saber por quê."
Pag. 13



     Num mundo pós-apocalíptico, onde as guerras são constantes e onde o governo é tirano, existe uma trupi de artistas diferentes de tudo que já vi.
     Boss é a mulher que cuida do circo e de seus personagens.
     A maioria das pessoas neste mundo ou estão mutiladas por terem sido vítimas desta guerra, ou são ex-combatentes, ex-soldados, e tem então uma carga emocional diferenciada, e muitos assassinatos pra contar.
     A cada cidade que Boss chega com o circo, ela acaba levando alguém com talento. Mas os talentos destes artistas são no mínimo... estranhos. Boss tem uma técnica mecânica que transforma humanos em máquinas.
     Seres mecânicos que no lugar dos ossos tem cobre. Alguns com pulmões mecânicos, outros com engrenagens. Homens com asas criadas por ela que realmente voam e são atração neste cenário.
     Trapezistas com ossos ocos, que de tão leves, chegam a flutuar no picadeiro.


"Vê-se um com uma perna falsa, mas hoje
em dia há tantas bombas e tantas pessoas
a serem refeitas que uma perna brilhante
não causa surpresa."
Pag. 15


     Essa sabedoria de Boss e o poder que ela tem para refazer pessoas logo chama a atenção do 'homem do governo'. E outra guerra começa.


"Boss sabe que a razão por que algumas
cidades desabam após o Circo Mecânico
Tresaulti ter passado por ela é que a
vida de uma cidade pisca e treme
quando eles estão próximos."
Pag. 125


     Aliás tem muita luta e tiroteio. Também tem amor e amizade... Tem de tudo neste livro... Vou tentar ser um pouco mais objetiva.

     Steampunk: Apesar de ser uma história pós-apocalíptica, as guerras fizeram com que a humanidade regredisse, portanto a vida que eles levam lembra muito livros de época, adicionando a isso todo o maquinário de Boss, temos então vários elementos steampunk.

     Distopia: Como já disse várias vezes nessa resenha, a humanidade está destruída, existem poucos sobreviventes separados em pequenas cidades, e todos sofrem na mão de um governo dominante.

     Gótico: A narrativa sombria me remeteu ao mundo gótico. Onde a minha imaginação me levou realmente à um cenário negro e triste.

     Fantasia: Os artistas deste circo fazem parte de uma fantasia incrível. Imagine um homem segurar uma mulher pela sola do pé com a palma de sua mão, agora me diga se você não imaginou um gigante?! E um homem alado? Um mundo de fantasia perfeito!

     Romance: Sim, os personagens se relacionam, beijam, brigam. Tudo como manda o figurino romântico.

     Aventura: No meio de tanto tiroteio e das fugas, o que você acha que tem? Muita aventura!


"...Depois, se os homens do governo não o
pegarem, você envelhece duzentos anos
e fica tão frágil que seus ossos se partem
com um vento frio, e quando você 
finalmente cair aos pedaços eu 
dançarei no seu túmulo!."
Pag. 192


     Agora vou falar da narrativa que é bem peculiar.
     Ele é narrado em primeira pessoa por George, o ajudante de Boss. É também narrado em terceira pessoa. No caso este narrador entra de repente na história, sem aviso prévio e conta sua visão da situação. E o que mais me impressionou foi Você narrando; meio maluco, mas é isso mesmo. A autora consegue inserir o leitor na história com trechos assim: ' Você entra na sala e encontra uma pessoa...' Entendeu? Você realmente faz parte do circo.


"Mais tarde, após a batalha, ele se deitará
em meio aos destroços de um prédio
bombardeado, olhando para o céu e
aguardando o resgate, e pensará
em como poderia saltar por sobre
as paredes se tivesse esqueleto de molas."
Pag. 112


     A beleza da capa é algo indescritível; tem vários elementos, é linda, colorida e sombria ao mesmo tempo. Justamente o clima do livro.



     A diagramação é linda, as ilustrações são incríveis e agregam demais na essência da história. Aliás o ilustrados se chama Wesley Rodrigues, premiadíssimo por sua arte.







"Supunha que as pessoas o amavam porque 
ele era lindo. Modos são uma coisa 
diferente - mais rara que a beleza,
e mais duradoura."
Pag. 179


     Apesar de tudo isso, não é um livro fácil. É o tipo de livro que você não pode nem piscar. A atenção tem que estar voltada totalmente para a história. Olhou pro lado, perdeu o fio da meada. Mesmo assim a leitura é prazerosa. 


"A garganta dela está cheia demais
de sangue para responder. A dor
é como uma marca de ferro."
Pag. 52




Compre aqui: BUSCAPÉSARAIVA,   SUBMARINOAMERICANAS CULTURAFNAC



13 comentários

  1. A beleza da capa e das figuras desse livro é um espetáculo a parte!! Puxa, fiquei encantada!
    Não sei pq, mas me lembrou um pouco Água Para Elefantes..não pela história é óbvio, mas pelo circo..o sofrimento.
    Tem também um pouco desse lance de destruirmos tudo...livros e filmes retratam isso demais hoje em dia(e acredito que pouco sirva de alerta)
    Mas pelo que li, não fica cansativo...mas adorei a parte de ter q prestar atenção.rs e não se deixar, olhar para os lados.
    Sinal que a história prende realmente!!!
    Com certeza, é um livro que quero muito ler!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. não sei se leria o livro, mas essas lindas imagens no meio da história cativam!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é realmente bonito de se olhar. Mas também não sei se leria. Tenho um Q com circo que me faz ficar afastada deles... =/

    ResponderExcluir
  4. Nosso tudo isso de gêneros literários em um único livro??? Deve ser muito tenso!
    Mas acho que vou dar uma chance sim *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei esse livro meio feio mas agora que vi as ilustrações passei a gostar mais,mesmo sendo um tipo de livro que eu não seja fã!
    Beijos e seguindo...
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lele, a capa desse livro é linda. Não tem como NÃO chamar a atenção, não é mesmo? E essa diagramação, nossa! É um espetáculo, acho que compraria o livro só por ela. <3
    Gostei da abordagem do livro. Eu pensava que era algo totalmente diferente, não tinha nem ideia que ele era tudo isso. FANTÁSTICO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Lindo demais esse livro, acho que valeria só pela capa e pelas ilustrações, amo livros ilustrados. O fato de ser uma narrativa complexa também é um atrativo para mim, gosto de livros asim, acho que ler estilos diferentes estimula a imaginação e enriquece o pensamento.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem interessante. A capa e suas ilustrações são o máximo, o título é no mínimo intrigante e a história, nem se fala. Fiquei muito curiosa e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  9. Huumm... Me interessei. Mais um para minha lista de leitura. @_@

    São elementos distintos que compõem o enredo, mas creio que eles se encaixam bem.
    E uma distopia steampunk? Que sonho!
    Devoro tudo que tenha distopia no meio (sem contar que o visual steampunk é muito show). rs

    Até. o/

    ResponderExcluir
  10. Estou encantada com a sua resenha. Há algum tempo me interessei por esse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas depois da sua resenha fiquei maravilhada. Eu realmente tenho muitas expectativas por esse livro, ele parece tão misterioso e sua capa é sensacional. Adorei as ilustrações no interior, acho que dão um toque mais atrativo ao livro, espero poder lê-lo logo, amo uma distopia.
    Até :3

    http://literatura-aocontrario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está a coisa mais linda. Todo o trabalho gráfico dele ficou um arraso! haha
    Estou com vontade de ler ele. Não é meu gênero favorito mas eu espero gostar. Por ser da Darkside teve ter um pouco de mistério no meio e isso meio que me assusta, mas vamos dar uma chance né? Quem sabe eu acabe gostando. hehe

    Ah, você vai no literatura solidário amanha? Vou estar por lá, espero te encontrar. hehe :D

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero esse livro! E não é de hoje, desde que foi lançado que achei tudo fantástico e incrível. Tô louca pra ter ele aqui comigo e dá uma cheiradinha lalalala
    E essa capa é tudo que há!!!!

    @lira_juu
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  13. A história parece ser bem interessante!! Essa mudança de 1 ª pessoa para 3ª, me chamou muito atenção, já faz um tempo, mas quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo