Resenha: Fale!


Título: Fale!

Autora: Laurie Halse Anderson

Páginas: 247

Editora: Valentina




Compre aqui:  SARAIVA










     Ficaria estranho se eu dissesse que este livro me deixou sem palavras? Fale! me deixou perplexa.




"Fugir fugir fugir. Por que é que não corri
desse jeito quando era uma 
garota-falante-não-despedaçada?"
Pag. 117


     Laurie Halse Anderson tem uma maneira de narrar que é surpreendente! Em Fale! ela mostrou isso novamente.

     Melinda é uma garota de treze anos que está iniciando o ensino médio. Ela não tem nenhum amigo, suas antigas amigas nem olham pra ela, ela sofre bullyng  e suas notas vão de mal a pior. Além disso ela vem se tornando uma adolescente arredia, passa a maior parte do tempo trancada no quarto e não fala. Ela só diz o que é necessário, raramente responde o que lhe é perguntado, sem sorrisos.


"Eu sei que os parafusos da minha cabeça
estão meio soltos. Quero ir embora,
pedir transferência, me mandar
daqui em velocidade de dobra
espacial para outra galáxia."
Pag. 67


     Alguns dias antes do início das aulas, Melinda mentiu para seus pais e foi com sua melhor amiga à uma festa. Nesta festa uma coisa terrível lhe aconteceu, e a partir daí sua vida começa a desmoronar.

     Por mais que Melinda queira, ela não consegue se abrir com ninguém. A dor e a angústia a sufocam. Ela se fecha completamente.

     Ela só tem treze anos, uma menina ingênua e inexperiente, ela nem consegue entender direito o que aconteceu, mas sabe que está se machucando.

     Como o livro é narrado em primeira pessoa, podemos acompanhar todos os pensamentos de Melinda. Sua dor é grande, seu medo é apavorante e seu humor é ácido.

     Melinda é incrível!

     A superação e o crescimento da protagonista é emocionante. A autora conseguiu me transportar para dentro da mente da personagem, e eu consegui sentir seu medo e sua depressão, e fiquei emocionada com isso.

     É uma leitura que realmente toca o coração.

     Achei a capa bonita assim como o livro. Depois que li, a capa fez todo sentido, e ela se tornou linda!! A diagramação está perfeita. As divisões dos capítulos é feita de acordo com as quatro avaliações do ano letivo. Quatro bimestres, quatro capítulos; e no início do capítulo o desenho de uma árvore. A numeração das páginas também é decorado, ou seja, maravilhoso!

     Realmente amei a leitura e recomendo com certeza!!



10 comentários

  1. Poucos livros conseguem isso de nós....o deixar sem palavras.
    Segunda resenha que leio sobre este livro, coisa que já me fez quere-lo de cara! A agonia da personagem retratada de forma crua..é assim que vejo a história.
    Vi um filme há um tempo, O Silêncio de Melinda..creio que seja baseado nessa obra(preciso pesquisar sobre),mas acredito sim, que seja!
    E se for, é espetacular o filme também!
    Com certeza, Fale está na listinha de mais desejados..

    Um beijo!
    P.s(resenha fantástica, como sempre)

    ResponderExcluir
  2. no começo não me atraiu, acompanho desde o lançamento, mas não me arrebatou, hj em dia ja simpatizo mais com a Melinda!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser maravilhoso, acredito que ele seja um bom livro para ser trabalhado principalmente com adolescentes, a capa dele é linda e remete muito bem ao enredo! É importante termos alguém em que confiar e não ter medo de seguir em frente!

    ResponderExcluir
  4. Preciso desse livro...tentei comprar na saraiva mas tive um probleminha e infelismente tive que cancelar o pedido =( tenho o filme já assisti variaaas vezes e preciso do livro -____-

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa com essa história, e descobrir o que aconteceu com a protagonista, e como ela vai superar seus problemas.... Além disso, adorei saber a respeito da narrativa, e o quão a autora consegue fazer você se envolver com a trama e com o personagem, e se emocionar com a história......

    ResponderExcluir
  6. Essa capa tem cara de livro de auto ajuda, sempre que olhei pensie isso rs
    Não adianta! rs
    Mas gostei muito da sua resenha como sempre , parabéns! :)

    beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lele!
    Eu amei sua resenha! Desde que vi que esse livro seria lançado, fiquei doida para ler. Eu só li um livro dessa autora, que é Garotas de Vidro e AMEI! Sei que muita gente odiou, mas o livro me conquistou. Ela tem uma escrita maravilhosa e pelo que puder perceber, FALE! não é diferente.
    Beijos lindona <3
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este é o livro que já tem filme e quem fez foi a guria do crepúsculo? Eu já ouvi falar muito bem e tenho muita vontade de ler. Acho que fala dos dramas da adolescência, mas de uma forma mais atraente... dá muita vontade de ler. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Poxinha que perfeito, eu já vi esse livro em diversos outros blogs e foi justamente por isso que resolvi ler algo da autora, mas nunca tinha visto nenhuma resenha, melhor nunca tinha lido nenhuma resenha de nada dela. Como estou lendo Garotas de Vidro e a autora faz com que a narrativa te prenda e te coloque na mente da Lia eu não imaginei nunca que a mesma coisa fosse acontecer em fale, na minha concepção de leitora se esta sendo dificil superar os transtornos de Lia, uma adolescente de 18 anos. Imagina de uma de 13, nossa deve ser realmente muito bom e emocionante o livro. Já estou louca para ler.
    Beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir
  10. Já li muitas resenhas positivas referente a esse livro, gosto muito livros de superação, crescimento da protagonista.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo