Resenha: Livro de Leah - Série Tempo Perdido



Título: Livro de Leah

Autora: Laura Malin

Páginas: 361

Editora: Agir


Compre aqui: SUBMARINOSARAIVA









     Quando eu li o Livro de Joaquim eu me apaixonei perdidamente pelo personagem, por sua história, pela narrativa, pela autora, por tudo que o livro representou pra mim, e fiquei na expectativa pelo lançamento do "Livro de Leah". Agora estou duplamente apaixonada.




"Ele era o Joaquim! Ele era o meu homem.
A minha metade. O único ser que poderia
me completar, semear, entender, prever,
preencher, visitar... me amar."
Pag. 45


     Neste segundo e último volume da Série Tempo Perdido vamos acompanhar a história pelo ponto de vista de Leah à partir do final do primeiro livro. Porém, alternando o presente e o passado da personagem em cada capítulo, dando assim a motivação para cada ação.
     Do reencontro com seu amado Joaquim até o final não se passa tanto tempo, mas são cento e oitenta e oito anos de história que Leah vai se lembrando e contando.


"Eu havia resistido a entender isso, talvez
por ter vivenciado mortes estúpidas e
violentas. Mas agora entendia que a 
hora da morte é única e, independente
da forma, ela sempre chega. Para tudo
e todos. Exceto eu e Joaquim."
Pag. 314


     Leah nasceu em Lisboa no ano de 1807, veio para o Brasil ainda bebê e aqui cresceu. Quando D. Pedro I declarou que não voltaria mais para Portugal, muitas famílias portuguesas resolveram ir embora, inclusive a família de Leah. Com tudo pronto para partir, todos dentro do navio no mar, Iza, a irmã mais velha de Leah, apaixonada por um escravo brasileiro, arruma uma tramóia e todos vão parar em Fernando de Noronha, e lá Joaquim conhece Leah. Logo depois do amor consumado e da queda da Estrela Mizar, ela volta para Portugal e Joaquim fica aqui no Brasil.
     À partir daí vamos descobrir tudo que aconteceu à ela enquanto Joaquim a procurava.


"Apaixonar-me todas as vezes que o 
coração mandasse:  pelas pessoas, 
pelas coisas, pelas ideias. Eu não estava
sozinha - estava livre. Não estava
presa - estava viva."
Pag. 173


     E Leah viveu as experiências mais maravilhosas do mundo. Ela viveu todas as histórias que eu sempre amei ler.

     Trabalhou em ateliês de Nova York, participo das reuniões na Cooper Union, que foi responsável por melhorias nas leis das trabalhadoras, esteve no incêndio da Triangle Factory. Dançou cancan em Paris. Conheceu Stalin. Viveu nos colcozes e gulags, que eram as fazendas coletivas e os campos de trabalhos forçados durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Foi hippie em São Francisco. Sobreviveu a Bomba Atômica de Hiroshima. Foi à Woodstok. Teve muitas paixões, conheceu pessoas maravilhosas, brigou, lutou por uma vida sem fim e por um amor que parecia impossível.


"Se ele não se lembrasse de mim, eu o 
faria recordar. Se ele houvesse esquecido
como me amar, eu o ensinaria novamente."
Pag. 15


     O amor de Joaquim e Leah era tão grande que uma vida só não era suficiente, eles precisavam da eternidade para amar. A imortalidade era necessária, uma dádiva.

     A narrativa da autora é de uma maturidade tão grande! Ao ler o livro da Laura Malin me sinto lendo uma obra de uma autora com pelo menos cinquenta anos de carreira. E ela é tão nova... isso só pode ser um dom vindo de outras vidas. Ou, ela também foi agraciada pela queda da Mizar, e na verdade ela é imortal e tem aí uns cento e cinquenta anos de experiência, rsrs.

     Tudo é muito perfeito. A capa está linda, traduz uma Leah que encontrou seu lugar no  mundo. A diagramação está impecável. A divisão dos capítulos está ótima. As páginas são levemente amareladas e a fonte usada tem um tamanho bom. Definitivamente é impossível encontrar algo negativo aqui.

     Joaquim e Leah é o meu casal favorito na literatura. Arrebataram meu coração!

     Vou ler essa duologia muitas vezes durante minha vida. Uma vez só é pouco!


     Leia e apaixone-se!

17 comentários

  1. Caramba!
    Que resenha mais apaixonada....rs
    Amei!!!!
    Já vi falar no Livro de Joaquim...mas nunca me interessei de fato para ler. Agora? Eu preciso urgente!
    Sei lá.. sou uma romântica incurável e me pareceu uma história de amor daquelas...que emocionam..mas que mostram tbém que o amor sempre vence, independente da distância ou do tempo!
    Quero!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. linda resenha.não há dúvidas que você adorou esse livro,que dedicação.Adorei saber que o livro é tão bom assim,acho que vou me apaixonar por ele também.Muito bom.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Senti uma paixão imensa sua pelo livro, fiquei super curiosa pra ler. *-*
    Parabéns pela resenha, amei mto!!!

    ResponderExcluir
  4. Desde o primeiro livro da autora fiquei interessada em conhecer essa tal escrita madura. Gosto de histórias bem elaboradas e pelo que pude perceber Laura Malin é uma excelente escritora. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Excelente resenha. Fiquei bem curiosa!
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau... Amei a resenha e amei mais ainda as experiências de Leah.... Com certeza vou ler esse livro e o primeiro.....

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu super amei a resenha, muito legal o livro, me despertou a curiosidade de ler !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. que resenha!
    amei, quero muito ler esse livro. a capa é linda e fiquei curiosa para ler!

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  8. Lele, eu li o Livro de Joaquim e me apaixonei! A história é linda, é envolvente, uma delícia!
    O amor dos 2 através dos anos, das histórias... é lindo!
    Agora eu quero saber tu-do pela visão da Leah né!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sempre me emociono quando leio resenhas que demonstram uma história de amor linda! Tanta vontade de ler o livro do Joaquim, muita vontade mesmo rsrs e o quote da página 173 e o último que você postou são lindos, quero conhecer a escrita da autora
    Adorei a dica :)
    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Deixa eu respirar aqui Lele.

    Que resenha linda, apaixonante, empolgante. Acho que a melhor resenha que eu já li no tô pensando em ler. Amei a premissa, amei a capa, amei os quotes e por falar em quote, que quote é esse?

    "Ele era o Joaquim! Ele era o meu homem.
    A minha metade. O único ser que poderia
    me completar, semear, entender, prever,
    preencher, visitar... me amar."

    Tão poético... Eu quero. QUero demais!!! Sinto que vou amar essa estória.

    O primeiro é o livro do Joaquim? Cruzar os dedos pra ganhar o da Leah aqui, porque aí só compro o do Joaquim rsrs

    E a maneira como vc fala da autora? Tô encantada e NUNCA tinha ouvido falar desse livro. Vai pra estante, vai pra estante rsrs

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente, estou super interessada nesse livro. Amei sua resenha, os quotes, a sinopse dele. Muito curiosa. De fato, pelo pouco que li ele parece ter um apelo bem romântico, muito poético, tal como a colega aqui em cima afirmou.

    Foi pelo seu blog que descobri esse livro, pois até então nunca tinha escutado falar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que esse livro era continuação, não me chamou muito a atenção nem sei se quero ler apesar das histórias serem maravilhosas, estou fugindo de algumas leituras, mas gostei dos cotes e você fala tão bem que até da vontade de ler, quem sabe não dou uma chance pra essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. realmente é um livro que gostaria de ler!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lele
    Também não sabia que este livro é de uma série (tempo perdido).Parece que este livro é daqueles que você sente que é uma história completa e você não quer que ela acabe nunca! A autora conseguiu diferenciar bem a voz de Leah da de Joaquim (afinal são dois personagens narrando sob a escrita de uma mesma autora) - sendo esta um pouco mais poética.
    Acredito que quem gosta de romances e gosta de profundidade na história, este livro é ideal. Vou ler primeiro o Livro de Joaquim.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Essa sensação de encontrar o livro perfeito em todos os quesitos é simplesmente sensacional. Ainda não consegui achar um livro que me passasse essa sensação. Alguns chegaram perto. Acho histórias que abordam amores de outras vidas muito interessante. Fiquei bem curioso pra ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Estou LOUCA por esse livro,próxima compra. Eu amo encontrar livros únicos, maravilhosos e meu estilo favorito é absurdamente assim, história no passado, que se passem em grandes épocas, amores lindos, sofridos, personagens marcantes, sensíveis. Enfim, O livro de Leah É UMA NECESSIDADE! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. To querendo muito ler esse livro. E ganhar na promoção, rsrs. Aproveito e deixo meu blog: http://svlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo