Páginas

Divulgação: Tordesilhas

Olá!!

Hoje vou mostrar para vocês o lançamento da nossa parceira Tordesilhas.

Confira:

DESEJO
Elfriede Jelinek
240 páginas.



Sinopse:
Hermann é o diretor de uma fábrica de papel que, por medo de contrair uma doença sexualmente transmissível, não se envolve em relações extraconjugais. Concentra, então, seus impulsos sexuais obsessivos na mulher, a quem reduz a um instrumento para a obtenção de seu próprio prazer, despojando-a de amor-próprio. Apesar de resignada e submissa, Gerti apaixona-se pelo estudante Michael, que também se revela outra figura de dominação e humilhação em sua vida.
O filho de Gerti e Hermann, ainda uma criança, testemunha com certa curiosidade perversa os abusos sexuais sofridos pela mãe. Está também sob o jugo controlador do pai, por quem é tratado como presa, revidando ao mundo com violência e saboreando a inveja das crianças pobres do bairro.
Este é um romance potencialmente escandalizador, dado o conteúdo pornográfico – ainda que não erótico – e a honestidade violenta com que são abordadas as estruturas de poder que configuram as relações pessoais e sociais, enfatizando-se as de dominação de gênero. A crítica à sociedade patriarcal e sexista apresenta-se em manifestações tanto físicas quanto linguísticas. O mundo da mulher é de silêncio, prostração, resignação diante da perda de domínio sobre o próprio corpo, sob o jugo do marido. A voz dela manifesta-se apenas em gritos, protestos não articulados. O homem, por sua vez, possui supremacia na linguagem, indicador da autoridade evidenciada no controle físico sobre a mulher. Ligando as duas pontas, a linguagem provocadora e brutal da narração de Desejo reflete o controle sexual do homem e a degeneração à qual a mulher se submete sob seu controle.
Elfriede Jelinek constrói essa narrativa usando estruturas inovadoras, jogos de palavras inusitados e associações ousadas, num trabalho artesanal com a linguagem, reconhecido ao
receber o Nobel de literatura em 2004, por, nas palavras da Academia, “seu fluxo musical de vozes e contra vozes em romances e peças de teatro que, com cuidado lingüístico extraordinário, revelam o absurdo que são os clichês sociais e seu poder de subjugar”.
Esta edição é a primeira tradução do título em português e o segundo livro da autora no Brasil – o primeiro, A pianista , foi publicado pelo Tordesilhas em 2011. Além do texto, traz uma nota preliminar do tradutor Marcelo Rondinelli, e um posfácio escrito por Luis Krausz, autor de entre outros títulos Desterro: memórias em ruínas (Tordesilhas, 2011), tradutor de A pianista e professor de Literatura Hebraica e Judaica na Universidade de São Paulo.


Sobre a autora:
Elfriede Jelinek nasceu em Mürzzuschlag, Áustria, em 1946. Formada em música pelo Conservatório de Viena, dramaturga, poeta e ficcionista, obteve reconhecimento internacional ao ser agraciada com o Nobel de literatura, em 2004. Antes disso, já havia ganhado importantes prêmios, como o Heinrich Böll, em 1986, pela contribuição à literatura alemã, e o prestigiado Georg Büchner, em 1998, além de ter recebido quatro vezes o MülheimerDramatists. Desejo é seu segundo livro publicado no Brasil, precedido por A pianista (Tordesilhas, 2011).


Espero que tenham gostado. Já percebi que é uma leitura densa e de conteúdo. Daquelas impossíveis parar de ler!!!

8 comentários

  1. Adorei a dica de leitura, não conhecia o livro. Vou aguardar pela resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Lele de Deus essa com certeza é uma leitura densa e tensa!
    Fiquei curiosa.
    Abraços :D

    ResponderExcluir
  3. Mais um para a lista de desejados! achei bem legal, quero ler!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. uma dica bem bacana! é sempre bom ficar inteirada do que ta chegando ao mercado!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa trama me parece ser bem densa.... Aguardo pela resenha....

    ResponderExcluir
  6. Oi lele,
    Nunca li nada parecido e não conhecia o livro também. Valeu a dica, deu pra perceber que é realmente uma leitura densa e cheguei a ficar até meio curiosa, tem conteúdo e a crítica já fica bem clara só na sinopse. Quando tiver resenha quero ler :)

    Bjs ;*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  7. Nossa bem forte esse livro não?
    Geralmente nem vemos livros tratarem desse assunto assim tão polêmicamente!

    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa! Parece bem forte hein? Eu me interessei, nunca li nada assim e a temática nunca deixa de ser atual, apesar de já termos evoluído um bocado, muitas mulheres ainda seguem sofrendo algum tipo de abuso.

    Beijos
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo