Páginas

Divulgação: Baraúna

Para sempre Bagdá
Valadares Vasconcelos


Para Sempre Bagdá revela momentos marcantes da história contemporânea do Iraque, com mensagens e reflexões de alcance universal, sem ser mero livro de história.


Descortina tradições islâmicas e aspectos culturais, políticos e ideológicos em guerras de Saddam Hussein. Estórias dentro da história, dela inseparáveis. Ficção e não ficção se mesclam, em perfeita harmonia. O autor se projeta como narrador e protagonista de fatos vividos, não raro ao lado de personagens que parecem reais, sem desprezar o tempero da fantasia e do humor, na dose certa, para tornar gostosa a leitura da obra.

“...Não desprezava a máxima socrática: “Conheça-te a ti mesmo”. Reconhecia, porém, que era mais fácil conhecer o inimigo do que a si mesmo, verdade que lhe parecia inquestionável e de que ninguém escondia....” (Trecho extraído do livro)



Sobre o autor

Márcio Nogueira Valadares Vasconcelos, advogado, poeta e escritor, nasceu em Belo Horizonte, em 26/07/1947. Em 1979, aceitou o desafio de trabalhar na consultoria jurídica da Mendes Junior no Iraque. Logo depois, eclodiu a guerra Iraque-Irã, que vivenciou por oito anos. Em seguida, a crise do Golfo de 1990, que culminou em conflito com os Estados Unidos e aliados. Desafios profissionais, viagens a diversos países, pela sua empresa. Dois dos filhos nascidos às margens do Rio Eufrates. Viveu intensamente o trágico e o cômico dos peões brasileiros, fontes vivas desta obra.

4 comentários

  1. Bem interessante esse livro. Vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler livros históricos, me interessei bastante. Vai pra minha lista! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fascinada pela cultura oriental, fiquei muito interessada em ler esse livro, eu adoraria ver o Iraque de uma forma diferente dessa a qual sempre somos apresentados e pelo que li na sinopse é isso que esse livro vai propor. Ótima dica de leitura para quem gosta de visualizar pontos diferentes de uma mesma história.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo