CURTA A SEGUNDA: Entrevista com a autora Laura Malin.

O CURTA A SEGUNDA será um post fixo. Toda segunda (claro) teremos entrevistas, notícias, divulgação, fofoca, papo furado, enfim, tudo que interessa, ou não, no mundo literário.

Para inaugurar nada melhor que uma super entrevista com uma mega autora, Laura Malin.







Estou muito feliz com essa entrevista, primeiro por ser uma autora nacional e segundo porque eu sou fã do "Livro de Joaquim". Então, pra começar eu gostaria de saber de onde veio a inspiração para escrever esse romance??
A inspiração veio de um sonho que eu tive com a estrela caindo - no sonho os personagens não ficavam imortais, mas essa ideia surgiu assim que eu decidi escrever o livro, porque eu queria passar pela história toda do século XX e, para isso, era necessário que eles vivessem muito. Ao mesmo tempo, a questão da imortalidade sempre me atraiu, então foi a solução que encontrei para o romance. 
Surgiu a oportunidade de escrever uma sinopse para novela na Record - usei um pouco dessa ideia toda do casal que é imortal e se separa, se procura, enfim, o mote principal. A novela não rolou e eu fiquei com aquilo guardado. Um belo dia eu decidi que gostava demais daquela trama para deixar engavetada: escreveria um livro! Comecei a desenvolver as tramas e delineei os personagens, mas faltava a locação onde tudo começaria e terminaria. Era dezembro e eu fui passar o reveillón em Fernando de Noronha. Quando o avião se aproximou da ilha para pousar eu entendi que o cenário perfeito estava ali! Resultado: passei as férias pesquisando e, assim que voltei para o Rio de Janeiro, comecei a escrever.

 O "Livro de Joaquim" não foi seu primeiro livro, fale um pouco sobre os outros livros que você já lançou e me diga como sua carreira começou?

O Livro de Joaquim é meu terceiro livro. Aos 30 anos, depois de quase dez anos atuando como roteirista de TV e cinema, publiquei "Júlio&Juliano", um romance sobre dois irmãos gêmeos, separados no nascimento, que se reencontram aos 20 anos. Um deles é policial, ou outro, traficante. É um livro muito diferente da série Tempo Perdido, eu ainda não tinha ousado incorporar a história ao romance. Além disso, eu escrevi achando que viraria um filme, e não um livro! Mas um amigo do meu pai, editor, leu e decidiu publicar. Eu vibrei!, finalmente seria uma escritora - um plano que eu tinha desde criança, quando escrevi o primeiro livro, aos 9 anos.
O segundo livro foi a biografia da Débora Duarte, um grande exercício de pesquisa e escrita. A história é muito legal, ela nasceu no ano em que a televisão começou no Brasil, então basicamente me vi estudando a história televisiva do nosso país, que é riquíssima, óbvio.
Entre o meu primeiro romance e o Livro de Joaquim eu comecei a escrever três romances. Um deles eu terminei, mas ficou pavoroso, a editora leu e não gostou, eu nem consigo reler. Os outros dois estão pela metade. Foi quando a história da série Tempo Perdido começou a surgir...
 Quanto tempo você levou para escrever o "Livro de Joaquim"?

Oito meses escrevendo e mais três revisando. Antes de começar a escrever eu passei mais de um ano pesquisando. Enfim, o processo todo levou dois anos...

O segundo volume da série já tem data prevista para o lançamento?

Sim, no segundo semestre! Estou terminando a primeira revisão e em duas semanas começo a trabalhar com o meu editor, o Rodrigo de Almeida. Acho que teremos dois meses pela frente... Preparem-se: Leah é extraordinária!!! Aquela mulher que todas as mulheres querem ser, que os homens querem conquistar e que os gays querem como melhor amiga!!! rsrsrs

Me diga uma coisa, qual seu autor favorito?
Olha, eu AMO muitos autores, com todo o coração. Leio muito, é a minha vida, né? Mas a Isabel Allende é o meu xodó...
E qual seu livro preferido?
Tenho uma lista de dez ou vinte livros preferidos (está no meu site), e a ordem muda constantemente, mas no momento eu diria que o livro mais importante da minha vida foi O Físico, do Noah Gordon.

Nós sabemos o quanto é difícil ser escritor no Brasil, o quanto é complicado lançar e vender um livro. Mas muitos ainda tem esse sonho, que conselho você daria para esses escritores que estão começando:
Acredite no seu sonho! Estamos vivendo um momento mágico na literatura - que coincide com o momento de ouro do Brasil. Ou seja, as possibilidades estão ampliadas e, com a leitura digital, há espaço para todos! Quem tiver disciplina e talento irá longe!
 Muito obrigada pela entrevista!!! Por favor, deixe uma mensagem para seus leitores e futuros leitores:

Não posso esconder dos meus leitores que realmente espero que cada um deles encontre seu próprio Joaquim e sua própria Leah dentro de si. Os personagens estão aí como dois mensageiros, quem os lê descobre as mensagens mais importantes do livro (e, creio eu, da vida).
1) o amor não tem fronteiras - nenhuma, jamais!!!
2) os sonhos são para serem sonhados - acredite neles! Só acreditando nos teus sonhos vocês irá acreditar em você, e os outros também!
3) por mais que as coisas não façam sentido quando estão acontecendo, acredite: não há tempo perdido!!! Se estamos sintonizados com as energias do universo, tudo acontece por um motivo, no momento certo, da melhor maneira.
beijos da Laura




Gostou? Eu amei demais!!
Me diga o que achou, comente!!
E se você quiser concorrer ao LIVRO DE JOAQUIM - Primeiro volume da série Tempo Perdido, clique no banner abaixo e concorra. O sorteio será pelo facebook. Boa sorte!!



6 comentários

  1. Olá Lele!

    Gostei muito da entrevista. Não conhecia a escritora que parece ser muito simpática.

    Parabéns pela parceria e desejo muito sucesso a ambas, e claro que vou participar da promoção.

    Fiquem com Deus!!

    Bjusssss

    *_*

    ResponderExcluir
  2. Cara Lele, gosto de novidades, ainda mais quando partem de autores brasucas. Parabéns pela belíssima entrevista. Eu já estava querendo ler este livro, agora estou maluco por ele.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lele,
    Ah que legal!! Gostei da entrevista, conheci o trabalho da autora e seu livro pelo seu blog, e sei que você gostou bastante quando teve a oportunidade de lê-lo!! Achei bem interessante como surgiu a inspiração para a autora =]
    Fiquei curiosa em saber mais sobre a história por isso vou participar da promoção =]
    Beijão!!
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Awn esqueci de mencionar.... rsrs Tem meme pra vc lá no blog =]
    Beijos

    http://nuvemdeletras.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-onze-coisas-os-resultados-dos.html#more

    ResponderExcluir
  5. Oi,Lele!
    Que entrevista legal!A Laura parece ser muito simpática e talentosa.Pois,já li resenhas super positivas sobre o seu livro,inclusive a sua,não é mesmo..rsss
    No mais,parabenizo-a pela ótima entrevista.E desejo muito sucesso para a autora.
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Oii amigaa
    Bom, já conhecia essa autora por sua causa viu... pois já havia lido sua resenha sobre o Livro de Joaquim lá no seu outro blog.
    A Laura, alem de linda é super inteligente e carismática. Adorei a entrevista amigaa, Parabéns.

    Beijos

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo